Maionese caseira 2: a receita perfeita

12.2.17

Eu adoro fazer em casa tudo o que você acha pronto no supermercado. Quer dizer, tudo não. Pasta de dentes, por exemplo. Longe de mim querer descobrir a fórmula caseira! Ou adotar a cúrcuma para limpar os dentes, como pregam os mais alternativos. Sei lá. Acho que para tudo existe um limite.

Já outras coisas, são incrivelmente prazerosas. É o caso da maionese, do iogurte, da geleia... todas coisas simples de se fazer por conta própria! A satisfação que eu sinto vem não apenas por fazer sozinha, em casa, algo que uma empresa fabrica para sobreviver, que depende de um maquinário absurdo, de uma linha de produção complexa. Ela vem também do fato de comer de tudo, mas em versão mais saudável, sem todos aqueles conservantes, químicos, corantes etc.

Engraçado porque esse pensamento está bem alinhado com o novo programa da Rita Lobo, MUSA! Um dos últimos episódios ensinava a fazer iogurte caseiro.

E eu entrei numa pilha de querer fazer maionese em casa. Sim, há dias em que chego arrebentada do trabalho e só quero dormir. E preciso que a comida seja o mais simples possível. Ainda assim, sempre me arrependo de usar maionese pronta. O sabor é ótimo, verdade, mas vai ver o tanto de nome doido que tem no rótulo! Se você não entende o que está ali, então pode saber que não vai fazer bem a você. Essa é uma regra simples que você pode adotar daqui em diante!

Daí que passei meses procurando uma receita fenomenal de maionese. Achei várias legais (uma delas, a mais legal até então, rendeu post aqui no blog - e é mesmo bem gostosa), umas mais do que as outras, umas mais trabalhosas, mas nenhuma que me arrebatasse. Até que vi esta.

Logo no início, vinha escrito assim: "se você consegue passar maionese no pão, então é capaz de fazer esta receita". Como não se apaixonar???

Juro. Ela fica pronta em três minutos. É fácil de tudo. E uma delícia! Melhor do que tudo é comer sem peso na consciência, afinal, apesar de parecer uma mala sem alça, a maionese nada mais é do que ovo, limão, sal e azeite/óleo.

Ficou tentado? Eu também! Vou aproveitar e fazer mais uma leva pra mim!


Maionese caseira

Ingredientes
1 ovo médio (ou 2 gemas) em temperatura ambiente
1 pitada generosa de sal
7g (1 colher de sopa) de suco de limão (ou vinagre branco)
160ml de óleo (pode ser azeite, óleo de girassol, meio a meio)

Modo de preparo

Coloque o ovo, o sal, o suco e 20ml de óleo no liquidificador. Bata por dois minutos em velocidade média. Depois, acrescente o restante do óleo lentamente (faça aquele fio de óleo constante). Prove e, se necessário, acerte o sal.

A receita rende 220g de maionese. É bom consumi-la em dois ou três dias, por conta do ovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário