Geleia de morango do David

12.1.17

Sou ótima em seguir listas. Como elas facilitam a vida! Na verdade, adoro tudo relacionado a organização (amo uma casa e uma vida organizadas). Pode parecer metódico demais para algumas pessoas, mas sinto que ganho muito tempo e acabo me frustrando menos.

Uso listas até em viagens (roteiros). Onde ir, o que fica perto do quê, lugares legais para comer naquela região etc. Pra muita gente, isso é o mesmo que engessar a viagem, tirar a naturalidade da programação, mas eu não vejo nada pior do que voltar várias vezes a uma região porque você não anotou que tais atividades ficavam todas por ali ou terminar comendo qualquer coisa (ruim) só porque não pesquisou antes uns locais bacanas.

Enfim. É a minha praia. Só que tem horas em que a lista vai para o espaço.

Um desses momentos é quando vou à feira! Racionalmente, sei que dou conta de comer x frutas/verduras por semana, mas é só olhar aquelas bancas coloridas e fartas que piro! Acabo ignorando todas as regras e compro, compro, compro! Tem alguma coisa a respeito das frutas e das verduras que me fascina. As formas, as cores. Não sei. Também adoro a ideia de comprar as coisas que mais tarde vão virar minhas refeições. Essa coisa de ser (tentar ser) saudável é uma das minhas metas de vida!

E foi por conta disso tudo que esta receita surgiu! Eu não resisti aos belos morangos da última feira, ainda mais porque estavam na promoção: quatro caixas por dez reais. Eu sei, não daria conta de devorar tudo em uma semana, ainda mais porque comprei outras dezenas de frutas, mas... não resisti. Acabou que comi uma caixa e o resto ficou ali, me olhando. Pesquisei, pesquisei, pesquisei e por fim decidi fazer uma geleia. E como ando em um momento David Lebovitz da vida, decidi fazer uma receita dele!

Achei demais o modo dele fazer geleia. Pouquíssimo tempo de cozimento! Isso me animou! E mais importante: ela ficou super saborosa!! Então, segue a receita. Quem sabe não se empolgam também?


Geleia de morango do David

Ingredientes
900g de morangos
580g (2 2/3 xícaras) de açúcar
1 limão siciliano
Opcional: kirsch ou creme de cassis

Modo de preparo

Lave bem os morangos e corte em quartos. A ideia é que os pedaços fiquem mais ou menos do mesmo tamanho.

Coloque-os em uma panela grande, com o açúcar. Corte o limão na metade, esprema para sair o suco (cuidado com as sementes) e depois deixe as metades lá dentro. Mexa bem, tampe a panela e deixe descansar por algumas horas (no máximo, oito horas) em temperatura ambiente, mexendo de vez em quando.

Na hora de cozinhar, coloque um pires no freezer. Ele vai ajudá-lo a achar o ponto da geleia.

Ligue o fogo para cozinhar os morangos. Mexa de vez em quando, enquanto o líquido reduz e engrossa. Fique atento à espuma. Se aparecer, vá tirando com uma escumadeira. Leva uns 20 minutos até ficar no ponto. Pegue um pouco do líquido, coloque no pires e leve ao freezer. Após três minutos, verifique o pires. Se virar o prato e o líquido enrugar, pode desligar a geleia. Se ainda estiver muito liso, continue cozinhando por mais tempo.

Quando ficar pronta, retire as metades do limão e acrescente algumas gotas do kirsch. Depois, é só colocar em potes de vidro esterilizados (encha-os com água fervente, as tampas também, deixe por uns minutos, enxague e seque), até a boca, depois fechá-los e virar de cabeça para baixo (para gerar pressão e fazer a geleia durar mais). Quando esfriar, leve à geladeira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário