Nhoque de ricota

28.6.16

Eu, que adoro nhoque, nunca tive coragem de fazê-lo em casa. Sempre comi na rua, na casa da minha mãe, na minha tia de coração. Mesmo amando o prato, todas aquelas etapas, toda aquela trabalheira, toda aquela sujação me desanimavam.

O que é uma pena. Nada mais triste do que me ver travada com uma receita por medo de errar.

Até que apareceu esta versão maluca e originalíssima da Rita Lobo (sempre ela!).

O nhoque é de ricota, mais leve. E a receita pareceu bem menos trabalhosa.

Confesso que minha animação ganhou espaço porque um certo alguém topou me ajudar na cozinha! Impressionante como minha empolgação dobra de tamanho quando tem gente por perto!

Graças a essa combinação de praticidade e injeção de ânimo, fiz meu primeiro nhoque. Confesso que esta receita não matou a vontade de testar aquela original, de batata, mas pelo menos foi um primeiro passo.

Que sirva de ânimo para você também se aventurar na cozinha!

Nhoque de ricota

Ingredientes
1 ricota (cerca de 450g)
2 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (50g)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga
Queijo parmesão em lascas e folhas de manjericão a gosto para servir

Modo de preparo

Coloque a ricota em uma vasilha grande e, com as mãos, quebre-a e esfarele-a em pedaços pequenos. Junte os ovos, o queijo ralado e o sal e amasse bem com as mãos. Junte a farinha e misture novamente, até formar uma massa lisa. Cubra com filme plástico e deixe por 15 minutos na geladeira (só para firmar).

Para fazer as bolinhas de nhoque, separe uma porção da massa, enrole e depois achate levemente. Transfira para uma assadeira e repita o mesmo processo com o restante da massa.

Leve uma caçarola média com água ao fogo alto. Assim que ferver, adicione uma colher de sopa de sal. Coloque uns 15 nhoques por vez. Assim que eles subirem à superfície, conte dois minutos. Retire-os da panela com uma escumadeira, escorrendo bem. Coloque em uma travessa. Cozinhe o restante dos nhoques. Por fim, reserve uma xícara de chá da água do cozimento (para o molho).

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione uma colher de sopa de manteiga e disponha metade dos nhoques. Deixe por dois minutos e depois vire o lado, ficando mais um minuto (a ideia é dourar dos dois lados por igual). Transfira para um prato e repita a operação com a outra metade. Para cada leva, uma colher de sopa de manteiga.

Por último, adicione o restante da manteiga e, assim que derreter, junte a água do cozimento. Desligue o fogo e mexa a frigideira delicadamente, fazendo movimento circulares até obter um molho liso.

Sirva os nhoques com o molho de manteiga, lascas de parmesão e manjericão a gosto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário