Cocotte de cogumelo paris, limão e parmesão

16.6.16

Cozinhar para uma pessoa só (no caso, você), pode ser um drama! Primeiro, porque haja criatividade para fazer pratos diferentes todos os dias. Segundo, porque fazer uma porção do seu tamanho (quer dizer, do tamanho da sua fome), sem deixar sobras, exige muita, muita técnica!

Confesso que hoje me viro bem melhor do que há sete anos, quando comecei minha meu voo solo. Mas ainda sofro procurando por receitas já pensadas para quem vive sozinho.

Uma pessoa que tem me ajudado muito nos últimos anos é a Rita Lobo. Primeiro, ao explicar passo a passo pratos do dia a dia. Parece besteira, mas qualquer dica sobre o ponto da carne, quando tampar a panela do arroz, quanto tempo o feijão fica na panela de pressão, tudo isso faz muita diferença. Na verdade, é a diferença entre se alimentar bem, comer algo saboroso, e ter que se virar com comida queimada, dura, sem tempero.

E agora que a Rita tem feitos episódios sobre como transformar as sobras em marmitas incríveis, melhor impossível!

A receita de hoje não faz parte desses episódios "coma bem hoje e ainda ganhe uma refeição incrível de prêmio para o dia seguinte". Mas é ótima para quem come pouco ou cozinha para si (ou para dois).

Espero que goste!

Cocotte de cogumelo paris, limão e parmesão

Ingredientes
3 cogumelos paris
1/2 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de queijo parmesão
2 ovos
2 colheres (sopa) de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pitada de noz moscada

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180oC. Coloque uma assadeira no forno com água quente até metade da altura.

Corte os cogumelos em fatias. Em um ramequim (ou outra tijelinha individual que possa ir ao forno), coloque as fatias de cogumelo, o suco de limão e o parmesão. Tempere com pimenta do reino. Quebre os ovos em uma xícara e adicione à tigela (sobre a camada de cogumelos). Fure as gemas com um garfo. Coloque por cima o creme de leite, tempere com sal e mais um pouco de pimenta do reino e rale um pouco de noz moscada. Não é preciso misturar!!

Coloque o ramequim na assadeira com água no forno e deixe assar por 20 minutos, caso curta uma gema mole (eu!). Se quiser ela mais firme, deixe por mais dez minutos.

*No micro-ondas é ainda mais rápido: dois minutos para gema mole e três, para firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário