Bolo suflê de chocolate

19.6.16

Suflê é bom. De queijo, de cenoura, de couve flor... Hum! Amo para sempre! E agora descobri que tem suflê de chocolate!!!! Pirei! Assim que soube desta receita, precisei fazê-la!

É claro que ela é da maravilhosa Rita Lobo! Ô, mulher talentosa! E fica tão, tão boa!


Na prática, este bolo parece um brownie, só que sem nozes. Molhadinho de tudo, macio, denso. E com uma casquinha crocante por cima para qualquer um perder o juízo. Até dá para ficar melhor do que isso. Comer ele quentinho com sorvete de creme; incluir macadâmias na receita; jogar uma calda de chocolate quente por cima... O importante é soltar sua imaginação! A diva da Rita sugere comer com creme de leite fresco batido e gomos de laranja macerados no licor.

Vamos logo à receita que já deu vontade de novo!


Bolo suflê de chocolate

Ingredientes
200g de chocolate amargo
150g de manteiga
6 ovos
1 1/4 de xícara (chá) de açúcar
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180oC. Unte com manteiga um refratário redondo de cerca de 30 cms (como o bolo fica cremoso, ele não será desenformado).

Pique o chocolate grosseiramente e corte a manteiga em cubos. Derreta em banho-maria ou no micro-ondas.

Separe as claras das gemas de três ovos.

Em uma tigela, coloque os outros três ovos (inteiros: gemas e claras) e junte as gemas (dos primeiros três ovos). Acrescente uma xícara de chá de açúcar e misture bem até formar um creme claro. Adicione o chocolate derretido (com a manteiga) e misture. Depois, é a vez da farinha de trigo. Reserve.

Bata as claras na batedeira. Assim que espumar, acrescente o restante do açúcar aos poucos, até formar um merengue brilhante. Enquanto isso, leve uma chaleira com água ao fogo (você vai usar essa água na hora de assar o bolo).

Junte o merengue aos poucos à mistura de chocolate e faça movimentos circulares de baixo para cima (assim, as bolhas de ar não se perdem, e o bolo fica leve).

Transfira a massa para o refratário. A vasilha vai dentro de uma assadeira grande, com espaço para a água (fervente), no fundo. Asse por 40 minutos ou até que uma crosta tenha se formado na superfície e o bolo tenha descolado das laterais. Para verificar, espete um palito no centro: ele deve estar úmido.

Depois de assado, tire a assadeira do forno e deixe tudo como está por cinco minutos. Só depois retire o refratário do banho-maria. Com as costas de uma colher, quebre a superfície crocante do bolo. Sirva morno!


Nenhum comentário:

Postar um comentário