Bolo de chocolate e beterraba

4.3.16


Para mim, há poucas coisas mais incríveis do que ser arrebatada por uma nova receita. Nada contra as antigas que sempre dão certo. Eu as amo também - me fazem sentir abraçada, aconchegada, acolhida. Só que tem algo de mágico em ainda ser surpreendida depois de tanto tempo.

Adoro quando uma receita de doce, por exemplo, manda você usar um tempero que até então era exclusivamente reservado para pratos salgados. Tão bom quanto é descobrir uma comida que abusa de algum ingrediente saudável, formando uma mistura inesperada. É o caso da receita de hoje.

O astro deste bolo é a beterraba, um legume muitas vezes ignorado. Conheço até quem a despreza. Não gosta da textura, do sabor e nem da cara da coitada.

Devo confessar que não morro de amores pela beterraba. Não é meu legume favorito. Mas como, de bom grado. E AMO sua cor! Tenho gostado cada vez mais (e me surpreendido) da sua versatilidade.

Beterraba em bolo! Dá conta?

Nem sei como pensaram nisso, nessa mistura incrível de chocolate com beterraba. Só sei que a química entre os dois é perfeita.

Já fiz esta belezura duas vezes, em menos de uma semana. E confesso que faria mais duas, três, quatro vezes.

Espero que goste!


Bolo de chocolate e beterraba

Ingredientes
250 g de chocolate amargo em barra, picado
240 g de beterraba crua, ralada fina (+ ou - duas unidades)
3 ovos
200 g de açúcar refinado
150 g de farinha de trigo
10 g de fermento em pó
Pitada de sal
100 g de óleo vegetal (usei canola)

Buttercream
150 g de manteiga, em temperatura ambiente
250 g de açúcar de confeiteiro
Suco da beterraba ralada

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 190oC. Unte uma forma redonda, de 20 cms de diâmetro, com manteiga e farinha.

Pique o chocolate e derreta no micro-ondas. Deixe esfriar por cinco minutos. Enquanto isso, rale a beterraba e aperte as tirinhas, retirando todo o suco/líquido do legume.

Misture os ovos com o açúcar e junte o chocolate derretido. Acrescente a farinha, o fermento, o sal, o óleo e a beterraba ralada (já sem o suco) e misture bem. Coloque na forma e asse por 45 minutos (ou até que o palito saia limpo).

Enquanto o bolo assa, bata na batedeira a manteiga e o açúcar de confeiteiro. Vá juntando o suco de beterraba até chegar na cor que deseja.

Aí é só montar. Espere o bolo esfriar para só então colocar o buttercream por cima. E seja feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário