Salpicão quase vegano

5.1.16

Antes que você decida me sacanear, ele é quase vegano por preguiça minha. A receita original, da fofa Tati Lund, é vegana, vegana, vegana.

O lance é que eu nunca provei tofu defumado. E fiquei com medo de colocá-lo e acabar jogando a receita toda fora. E, confesso, também rolou uma preguiça louca de procurar onde vende tofu defumado.

De qualquer forma, minhas intenções eram ótimas!

Como realmente estou disposta a comer menos carne (depois de ver Cowspiracy, não há outra saída!), decidi mesmo me aventurar pelo mundo dos naturebas! E começar a testar tudo que parece apetitoso (para, quem sabe, um dia me arriscar naqueles pratos mais alternativos)!

A verdade é que já fui vegetariana por três anos e não senti a menor falta de carne. Mas eu decidi fazer a experiência por motivos egoístas: tinha dificuldade de processar carne vermelha (e, por conta de uma forte anemia, acabei "retrocedendo"). Hoje, é diferente.

Sinto-me culpada por poluir o planeta (informes apontam que a pecuária é o maior destruidor do nosso meio ambiente). Sem falar na matança louca que rola para garantirmos um bife no prato.

Enfim, não estou aqui para doutrinar ninguém. Como poderia? Não consigo nem ao menos me doutrinar! Mas comer coisas saudáveis não pode fazer mal - nem parecer coisa de louca/fresca. Também, se parecer, não ligo a mínima!

Se você procura por um salpicão diferente, autêntico, essa receita é para você!

Ah, só mais uma coisa. A maionese é vegana e é de matar de tão boa!


Salpicão da Tati

Ingredientes
1 xícara (chá) de cenoura ralada
1 xícara (chá) de milho cozido (comprei o fresco e cozinhei)
1 xícara (chá) de tofu defumado (usei frango)
1 xícara (chá) de batata palha (a receita original sugere que você faça a sua, usando batata doce)
1/2 xícara (chá) de aipo picado (não coloquei. Tenho pavor)
1/2 xícara (chá) de cebola roxa picada
1/2 xícara (chá) de tomate picado
1/2 xícara (chá) de maçã picada (com casca)
1/4 xícara (chá) de uva passa (branca ou preta)

Maionese
1 xícara (chá) de castanha de caju crua
1 colher (sopa) de mostarda
3 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Para o salpicão, basta misturar todos os ingredientes.

Para a maionese, use um processador ou liquidificador. Bata tudo até virar uma pasta grossa. Prove o tempero e ajuste. Misture no salpicão e sirva!

A batata palha é feita assim. Você descasca a batata doce e passa por um ralador. Depois, é só fritar em óleo quente. A Tati usou óleo de coco, mas você pode usar o que tiver em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário