Mejadra

5.1.16

Uma das coisas mais legais da gastronomia é seu poder de se reinventar. Há tantas formas de preparar um mesmo ingrediente que fica difícil enjoar de qualquer coisa.

Agora, fugir da rotina é para os fortes. Não é todo mundo que encara com prazer o lado criativo da culinária. Porque, para isso, é preciso deixar a preguiça de lado. E ousar. É preciso perder o medo. De tentar. E, quem sabe, errar.

A verdade é que nos acostumamos com determinadas formas de preparação ou aprendemos a gostar de um determinado tipo de preparo (também, claro, passamos anos e mais anos comendo tudo do mesmo jeitinho). E aí ficamos engessados, cozinhando as mesmas coisas da mesma forma.

É por isso que amo inovar! Amo o que é diferente! Amo o que é exótico!


E o prato de hoje tem tudo a ver com criatividade, novidade.

Tudo bem que muita gente já provou a mejadra, prato clássico do Oriente Médio que mistura arroz e lentilha. Mas a verdade é que nem sempre tomamos a coragem de fazer em casa e incluir no cardápio do dia a dia.

O que é lamentável, pois este arroz com lentilhas é de comer rezando.

Nem vou me alongar. Desejo apenas que, neste ano que começa, você saia da rotina e sacuda a poeira também na cozinha!


Mejadra

Ingredientes
250g de lentilhas (verdes ou marrons)
4 cebolas médias
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
250 ml de óleo de girassol
2 colheres (chá) de cominho em grãos
1 1/2 colher (sopa) de coentro em grãos
200g de arroz basmati
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 colher (chá) de cúrcuma (açafrão da terra)
1 1/2 colher (chá) de pimenta da Jamaica
1 1/2 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de açúcar
350 ml de água quente
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Lave as lentilhas e coloque em uma panela média. Cubra com bastante água e leve ao fogo médio por uns 15 minutos - ou até estarem cozidas, mas ainda firmes (elas cozinharão uma segunda vez, com o arroz). Quando no ponto, tire do fogo, escorra e reserve.

Corte as cebolas em fatias finas. Coloque-as em um escorredor e polvilhe com a farinha, além de uma boa pitada de sal. Mexa bem para que todas as fatias estejam cobertas pela farinha. Esquente o óleo em uma panela média em fogo médio para alto. Coloque uma fatia de cebola para testar a temperatura. O ponto certo é com o óleo bem quente, tanto que a cebola frita imediatamente. Aí, basta ir colocando as cebolas aos poucos (divida em quatro ou cinco partes) e fritar até estarem bem douradas. Retire e escorra em uma vasilha com papel toalha. Frite tudo e reserve.

Em uma panela grande, em fogo médio, coloque as sementes de cominho e coentro e toste por dois a três minutos. Isso serve para que os grãos soltem seus aromas. Adicione em seguida o arroz, o azeite, a cúrcuma, a pimenta da Jamaica, a canela, o açúcar, 1/2 colher (chá) de sal e a pimenta do reino. Misture bem para envolver o arroz nas especiarias. Junte as lentilhas e a água (no fim, acabei tendo que colocar mais água, porque a quantidade inicial secou e o arroz ainda estava duro). Deixe ferver. Tampe a panela e cozinhe em fogo bem baixo por 15 a 20 minutos (até o arroz estar solto).

Retire do fogo, levante a tampa e cubra com um pano de prato limpo. Tampe de novo e reserve por ao menos dez minutos. Adicione, então, metade das cebolas e misture bem. A outra metade vai por cima.

* Sirva com coalhada ou salada de pepinos!

(Como lentilha dá sorte, o prato foi o carro-chefe do meu Reveillon!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário