Grão de bico crocante

29.1.16

Eu sou uma obcecada. Melhor jogar a real logo. Quer dizer, que tolinha. É claro que vocês sabem que eu sou assim. E mesmo quem não me conhece só precisa ler o nome do blog para descobrir tudo.

E essa minha obsessão é feita de fases. A loucura pela cozinha existe há anos, mas tem aqueles ingredientes que, de repente, tomam conta do meu coração e me deixam monossilábica.

Já vivi fases de limão, risoto, chocolate, abóbora, iogurte caseiro, berinjela, labneh... E agora ando ligadíssima no grão de bico. Ele é tão, mas tão versátil! Dá para fazer até brownie com o bendito (e a água do cozimento faz merengue vegano. É mole?).

Estava assim obcecada quando descobri esta receita. E minha loucura ganhou força e argumento.

Grão de bico de entrada. Genial. E crocante, com temperos, para ficar ainda mais exótico. Pa-ra-béns!

Enfim, vamos ao que interessa. A receita é da linda da Rita Lobo!


Grão de bico crocante

Ingredientes
2 xícaras (chá) de grão de bico pré-cozido
1 colher (sopa) de cominho em pó
1 colher (sopa) de páprica doce
4 dentes de alho com casca
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Raspas de limão (palmas!!)

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 225oC (temperatura alta).

Escorra o grão de bico em uma peneira. Transfira para uma assadeira antiaderente. Regue com azeite e salpique com o cominho, a páprica, o sal e a pimenta. Então, junte o alho. Misture tudo muito bem usando uma espátula.

Leve ao forno e deixe assar por 1h30 (esse foi o tempo que o meu forno levou. Ele é bem fraco, descompensado. Fique de olho se o seu for dos bons e fortes. Pode assar em menos tempo). Retire do forno, misture as raspas de limão e sirva a seguir.

* Dica: Se for guardá-lo para depois, a dica é deixar em pote hermético (para não perder a crocância).

Nenhum comentário:

Postar um comentário