Bolo de rosas e semente de papoula

30.1.16

Eu estava atrás de um bom e simples bolo de chocolate. Para matar aquele desejo que quase diariamente nos consome.

Resolvi abrir um livro novo, só de bolos, atrás da bendita receita.

E eis que, na segunda virada de folha, encontro uma pérola. Um bolo delicado e feminino com água de rosas e semente de papoula. Para comer com os olhos.

Logo mudei de rumo e adaptei meu desejo!

E a surpresa foi grata. Muito grata.

A receita é diferente de tudo o que já fiz. Não estão lá as quantidades de açúcar e farinha, por exemplo. Sabe por quê? Porque isso depende do peso dos ovos que você vai usar. Claro, quase todo mundo fala: coloque X ovos e tantos gramas de farinha. Só que, segundo a autora, o peso do ovo tem relação direta com o restante. Então, ovos maiores pedem mais farinha; ovos menores, menos.

Genial.

Enfrentei a tarefa. E foi fácil. Simples. E me fez, de alguma forma, me apaixonar por mim mesma. Pela delicadeza do que eu havia produzido.

A cozinha tem dessas coisas.


Bolo de rosas e semente de papoula

Ingredientes
4 ovos
Açúcar refinado
Farinha de trigo
Manteiga e margarina, em temperatura ambiente
Pitada de sal
50g de sementes de papoula (usei umas 15g)
20g de água de rosas

Para o buttercream
75g de chocolate branco
300g de açúcar de confeiteiro (mesmo que glaçúcar)
200g de manteiga, em temperatura ambiente
Gotas de corante rosa
15g de água de rosas
Pétalas de rosas comestíveis (opcional; eu não tinha em casa)

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180oC. Unte uma forma redonda de 23 cm e depois forre com papel manteiga.

Pese os ovos, com casca e tudo. Você vai usar a mesma quantidade de farinha, açúcar e metade de manteiga e metade de margarina (por exemplo, meus quatro ovos deram 250g. Então, usei 250g de açúcar, 250g de farinha de trigo, 125g de manteiga e 125g de margarina).

Bata a manteiga, margarina e o açúcar na batedeira. Acrescente então os ovos, um de cada vez. Peneire por cima a farinha e o sal e mexa o suficiente para incorporar os ingredientes, sem bater demais. Coloque, por último, as sementes e a água de rosas e incorpore delicadamente com uma espátula.

Coloque a mistura na assadeira e deixe no forno por meia hora ou até que o bolo esteja todo assado (se o palito sair limpo, está na hora).

Desenforme e deixe em uma grade, até esfriar.

Enquanto isso, prepare o buttercream. Primeiro, derreta o chocolate em banho-maria e deixe esfriar por dez minutos. Depois, bata na batedeira todos os ingredientes até conseguir uma textura macia, com jeito de nuvem (neste caso, nuvem rosa).

Parta o bolo ao meio e coloque, por cima de uma das metade, o buttercream. Cubra com a outra metade do bolo e coloque mais buttercream por cima. Espalhe as pétalas no topo. Eu confesso que fiquei com preguiça e não fiz essa etapa. Simplesmente, fiz meia receita do creme e coloquei por cima. Ficou bom também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário