Bolo de banana caramelizada

18.12.15

Já deu para perceber que sou completamente viciada em bolo, né? Pior que parece que não chego a um fim de linha, no que diz respeito à procura pelo bolo perfeito (existem vários! Dia desses uma amiga até listou nosso top 10). Não basta o tanto de receitas maravilhosas que já achei - e que fazem parte da minha vida. Eu quero mais, mais e mais!


Há poucas coisas mais agradáveis do que dar uma bocada em uma fatia de bolo e descobrir um novo mundo por trás daquela fatia. Até bolos parecidos são bem diferentes no sabor. Cada ingrediente a mais ou menos faz toda a diferença! E o mais legal dos bolos é que eles têm aquela coisa de cheiro de vó, sensação de cuidado e carinho... Como não amar?

Sem mais delongas, apresento a vocês este bolo! É uma obra de arte! A receita é da mãe do Katsuki, colunista da Folha! Segundo ele, para evitar que sequestrassem a mãe dele por conta dos quitutes maravilhosos que ela faz, ele resolveu divulgar esta receita. Assim, fica todo mundo feliz por provar um pouquinho do mundo dele - e ele mantém a mãe intacta, só para si! :)


Bolo de banana caramelizada

Ingredientes
4 xícaras (chá) de açúcar
10 bananas prata maduras
1 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite integral
3 ovos (claras em neve)
1 colher (sopa) de fermento em pó
50g de queijo parmesão ralado fino

Modo de preparo

Primeiro, coloque duas xícaras de açúcar em uma panela ou frigideira e caramelize. Fique atenta porque o passo entre um açúcar derretido cor caramelo e outro queimado é pequeno, um pulo! Despeje em uma forma retangular grande e cubra com as bananas cortadas no sentido do comprimento (quando você desenformar o bolo, as bananas caramelizadas ficam por cima).

Bata as claras em neve e reserve.

Em outra tigela, bata o açúcar restante (duas xícaras) com a manteiga até virar um creme. Junte as gemas e bata bem. Diminua a velocidade e acrescente o leite, o queijo, a farinha e o fermento. Assim que estiver tudo incorporado, desligue a batedeira e junte as claras em neve com uma espátula. Coloque a massa na forma e asse por 10 minutos em 250oC e depois por mais 40 minutos em 180oC. Desenforme o bolo ainda morno (caso contrário, o caramelo gruda na forma e não sai por nada neste mundo!).

* Caso congele ou guarde na geladeira, coloque a base da forma em água fervente por 1 minuto para amolecer o caramelo e facilitar na hora de desenformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário