Panquecas americanas

10.10.15

Confesso que não sou muito chegada ao café da manhã norte-americano. Aquele tanto de ovo, bacon, carne, batata etc. não me enche os olhos. Pelo contrário, embrulha o estômago. Com certeza, é algo cultural. Acostumada a comer frutas, pão com queijo, tapioca, um suco ou leite, seria mesmo difícil achar aquele tanto de comida pesada, logo cedo, algo emocionante. Mas tem uma coisa que eu amo. Panquecas.

Não sei se pela maciez. Não sei se pela delicadeza. Não sei se pelo maple syrup (xarope de bordo), que sempre as acompanha. Sei que sou louca por panquecas! O que não quer dizer que dou conta de devorar as porções servidas por lá (uma, aliás, já me satisfaz)!

É por isso que, de vez em quando, para matar as saudades que sinto delas, faço panquecas em casa. A receita que costumo fazer é esta, tirada do Pinterest. Segundo quem postou, trata-se, na verdade, de tortinhas japonesas.

Seja como for (nunca estive no Japão e não faço ideia se esse tipo de tortinha é famosa por lá), provei e me pareceu a mesma coisa das que como nos EUA.

Eu a adaptei para servir de uma a duas pessoas (rende quatro panquecas, tamanho médio). Não curto fazer coisas aos montes e ser obrigada a viver de repeteco! Gosto de novidade!

Então, segue a receita!


Panquecas americanas

Ingredientes
1 ovo
100 ml de leite
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
100g de farinha de trigo
4g de bicarbonato de sódio
20g de açúcar

Modo de preparo

Em uma vasilha, bata com um fouet (ou garfo) o ovo, o leite e a baunilha. A ideia é que essa mistura fique espumada.

Em outra vasilha, misture os demais ingredientes e depois os adicione, aos poucos, na vasilha dos líquidos. Misture bem com uma espátula e deixe descansar por 15 minutos.

Depois, é só untar uma frigideira com óleo e colocar colheradas (ou conchas) de massa. Quando a massa começar a borbulhar (coisa rápida, tipo 1 minuto), vire de lado. Deixe mais 30 segundos e retire da panela.

Sirva com maple syrup, geleia, cream cheese, requeijão ou outro complemento de sua preferência!


2 comentários:

  1. Gnam gnam gnam <3 Can you please send some in the mail???? LOL :)
    Looks beautiful AND delicious.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha! That would be awesome, to just mail food to people I care about! :) Next time we meet, we should do some cooking together!

      Excluir