Musse de chocolate preto e branco

18.8.15


Receitas de musse existem aos montes. E acho que nunca comi nenhuma horrenda. O que não quer dizer que não haja aquela especial.

Esta dá um pouco mais de trabalho. Tem mais ingredientes, algumas etapas a mais, mas é incrível. Diferente da maioria. Mesmo. Leva conhaque, chocolate branco e preto, cacau em pó... Um achado!


Mas achado mesmo é o livro de "receitas" em que esta musse está. Pequeno, modesto, fino, o A Conversa Chegou à Cozinha é daquelas obras a serem devoradas! Com os olhos e o coração. É uma coleção de crônicas da Rita Lobo tão gostosa que você mata numa sentada.

Difícil é ter que lidar com o fato de que a Rita Lobo não só é linda (ex-modelo), cozinha bem, sabe ensinar quem não entende lhufas de culinária, é magra, de bem com a vida, é dona de umas louças inacreditáveis e ainda escreve bem. Vou lhe dizer, viu?

Deleite-se!


Musse de chocolate preto e branco

Ingredientes
8 gemas
170g de chocolate preto meio amargo
1 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de cacau em pó
200g de manteiga
1 colher (sopa) de conhaque
500ml de creme de leite fresco
170g de chocolate branco

Modo de preparo

Numa tábua, raspe o chocolate branco com uma faca afiada até obter um punhado de raspas que servirão para decorar a musse. O restante pique em pedaços pequenos. Reserve.

Pique o chocolate preto meio amargo e derreta. Pode ser em banho-maria ou no micro-ondas mesmo.

Na tigela da batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata em velocidade alta até obter uma gemada pálida e volumosa. Reserve.

Numa panelinha, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, retire do fogo, acrescente o cacau em pó e o conhaque e misture bem.

Numa tigela, junte o chocolate derretido, a gemada reservada e a manteiga com cacau e misture com um batedor de arame.

Na batedeira, coloque o creme de leite e bata até que comece a engrossar, mas não deixe chegar ao ponto de chantilly (muito duro, formando uns grumos). Misture delicadamente ao creme de chocolate até obter uma mistura homogênea.

Misture o chocolate branco à musse, transfira para o recipiente onde será servido e polvilhe com as raspas de chocolate branco. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos três horas. Só então sirva.

*Desta vez, decorei com morangos, mas pode colocar outras frutas, como cerejas, fisalis, mirtilos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário