Bolo de banana da Monjolo

4.8.15


Não sei se já aconteceu com você. De passar uma eternidade procurando uma receita. Não uma receita qualquer, claro. Aquela receita. A que tira você do sério. Que a faz se lembrar de um tanto de momentos felizes. Sorrir à toa. Levantar e sair dançando, mesmo no trabalho.

É claro. Essa pode ser uma missão impossível. Naturalmente, quem  inventou o segredo não vai revelá-lo nunca, nem sob tortura. Então, só resta a você confabular, consultar sites e dar um jeito de descobrir a mágica.

Eu, há anos, tentava descobrir a receita do bolo de banana da Monjolo, uma loja que vendes lanches. E nunca dei sorte. Nada se aproximava do tal bolo. Até uma semana atrás.

Fuçando a internet, descobri. Juntei a informação de três sites diferentes e cheguei ao meu denominador comum. Testei primeiro, refiz com algumas pequenas alterações e... tcharãn! Sou uma mulher realizada, feliz, quicante!

Tenho em mãos a receita de um bolo que agrada até mesmo os paladares mais exigentes. E que é simples de tudo, com cara e cheiro de comida de vó.

Espero que curtam!


Bolo de banana da Monjolo

Ingredientes
4 bananas nanicas
2 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo de canola
1/3 xícara (chá) de leite (usei sem lactose)
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 1/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de castanha do pará (ou nozes, amêndoas, avelãs, macadâmia...)
Açúcar refinado e canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180oC e unte uma assadeira retangular média.

Em uma vasilha, amasse as bananas com um garfo e acrescente os ovos, o óleo e a essência. Depois, junte os ingredientes secos, alternando com o leite. Assim que obtiver uma massa homogênea, transfira para a forma e asse durante 40 minutos ou até que o palito saia limpo.

Depois de assado, polvilhe com a mistura de açúcar e canela. E seja feliz!

Se você for fã de uva passa, pode colocar 1/2 xícara (chá) na massa!


4 comentários:

  1. Mari, fazia tempo que não entrava aqui e não acreditei quando vi esta receita. Então não leva farinha de trigo, e sim, farinha de rosca? Vou tentar e depois de digo. Minha avó é louca por esse bolo. Se der certo, nós vamos te amar pra sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha! Mayra, AMEI seu comentário! Tomara que vocês me amem para sempre! :)

      Excluir
  2. Oi Mari! Sempre tentei fazer essa receita da Monjolo e nunca ficou igualzinha. No fim de semana me deparei com essa sua receita aqui e fiz. Não tinha farinha de rosca o suficiente, então fiz metade farinha normal e metade farinha de rosca. Ficou ótimo! Igualzinho o da Monjolo! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, que bom saber que deu certo! Eu sinto um imenso prazer quando acho a receita de alguma comida maravilhosa que provo por aí! Nada melhor do que comer bem e ainda saber que foi a gente que fez! É garantia de qualidade na certa! De nada! E parabéns pelo baby!!!! :)

      Excluir