Frango ao molho de limão da Katie

26.7.15


A Katie é uma fofa.

Tira umas fotos incríveis (de comida, o que é dez vezes mais legal), é linda e ainda cozinha. Ainda bem que ela mora na Austrália. Detesto concorrência de nível!

Logo que descobri o blog da Katie, naqueles acasos da vida (pra quem acredita neles), descobri que ela estava para lançar um livro com suas receitas favoritas (prontamente adquirido). Só tinha em inglês (tudo bem, vamos lá). Meses depois é que o Panelinha lançou a edição em português (que acabei comprando também. Eu sei. É um vício). Pena que ainda não testei muitos dos pratos.

A verdade é que tenho tantos livros que mal sei qual "enfrentar" primeiro. Fico querendo fazer um pouco de cada, desvendar o jeitão de cada chef e acabo não devorando nenhuma obra por inteiro. Bom, funciona pra mim. O cozinheiro, o livro e a receita do dia variam conforme meu humor - e o que tem na despensa, claro.


O prato de hoje foi escolhido para abrilhantar um jantar (meus convidados são cobaia demais, gente!). Eu estava meio desesperada por uma receita com frango (atendendo a um pedido especial de uma das visitas). Deu certo! Ufa!

Espero que goste!

Frango ao molho de limão da Katie

Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (150g)
3 colheres (sopa) de páprica
Sal marinho a gosto
Pimenta do reino moída na hora
2 filés (200g cada) de peito de frango caipira, cortados em pedaços pequenos
50g de manteiga derretida
Pimenta dedo de moça em fatias para decorar

Molho de limão
40ml de shoyu
90ml de suco de limão siliciano
1/4 xícara (chá) de molho italiano para salada comprado pronto (62 mls)
Raspas de 1/2 limão siciliano
1 dente de alho grande amassado
Sal marinho a gosto
Pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180oC. Para preparar o molho, junte todos os ingredientes em uma vasilha, acrescente uma pitada de sal e a pimenta do reino e leve à geladeira por 30 minutos. Para o frango, misture a farinha, a páprica, o sal e a pimenta do reino em uma tigela. Adicione os pedaços de frango, vire de um lado a outro para que eles fiquem bem cobertos pela mistura e coloque tudo em uma forma rasa. Pincele generosamente cada pedaço com a manteiga e leve ao forno para assar por 30 minutos a 180oC.

Após esse tempo, vire os pedaços, regue com o molho de limão, de maneira uniforme, e deixe assar por mais 20 a 25 minutos - até que esteja completamente cozido (mas tenro).

*Eu servi com arroz branco, farofa de cebola e uma salada de rúcula, lascas de parmesão e cranberries secas.

2 comentários: