Bolo de maracujá

27.7.15


Fazer dieta não é fácil. Não importa qual delas você escolha, a ideia básica se aplica a todas: deixar de comer o que você mais ama. Ou seja, sofrimento garantido desde o dia 1.

Por isso, muita dieta não vinga - ou vinga por um curto espaço de tempo. Pensamos: a vida é curta e quero mais é viver feliz. E, aí, tchau proibições.

No início, é massa. Somos só sorrisos. Depois, voltam as dores, o incômodo, o inchaço... e as roupas teimam em não fechar. Conclusão? Bora fazer dieta!

Para acabar com essa montanha-russa, só mesmo encarar a dieta de frente e elevá-la a outro patamar! Não pode chocolate? Mas pode o quê? Alfarroba? Então, pronto!

Não pode leite, manteiga, creme de leite e derivados? Mas pode o quê? Então, vamos de Becel e azeite.

E, com um pouco de criatividade, a vida volta para o eixo. Com sabor, cor e cheiros.

Eu, que amo comer bem, tenho aplicado essa filosofia ao meu momento presente. E ainda adapto minha culinária às dietas do restante da família: mãe com restrições, irmãs com bebês pequenos...

Foi assim que achei este bolo de maracujá. Minha família é louca, demente por bolos. Só que não podemos um tantão de ingredientes. Mas fruta pode (algumas estão temporariamente vetadas). E sem leite e manteiga também rola.

Viu? Querendo, dá-se um jeito.


Bolo de maracujá

Ingredientes
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
100g de Becel
1 xícara (chá) de polpa de maracujá com semente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de polpa de maracujá com semente

Modo de preparo

Para a massa, bater na batedeira as claras, até ficarem em neve. Depois, acrescentar os demais ingredientes: as três gemas, as duas xícaras de açúcar, a Becel, uma xícara de polpa de maracujá com semente, a farinha de trigo e, por último, o fermento. Levar para assar em forma untada com farinha e Becel.

Para a calda, leve ao fogo a xícara restante de açúcar e a xícara restante de polpa de maracujá até formar uma geleia fina. Assim que desenformar o bolo, jogue a calda por cima.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Rayane! Becel é um creme vegetal, que substitui a manteiga e a margarina. Eu precisei usá-la durante um tempo por indicação de um nutricionista, que decidiu tirar todos os derivados do leite da minha dieta. Segundo ele, Becel é feita com óleos vegetais, ômegas 3 e 6 - e sem gordura trans. Ou seja, melhor certamente do que a margarina. Mas, sinceramente nada bate a manteiga. Ela precisa ser consumida com moderação, mas é a melhor em sabor!

      Excluir