Roseta de peixe


Na verdade, o post de hoje não é bem uma receita. É mais uma dica. Um jeito novo de fazer peixe. Aprendi com a Rita Lobo e logo me apaixonei pela técnica! Simples e linda!

E, como tenho me esforçado para comer menos carne vermelha, vale testar qualquer novidade para fugir da rotina culinária (e não cair em tentação)!



Roseta de peixe

Ingrediente
1 filé de pescada branca (100g)
Sal a gosto
Um tantinho de vinho branco
1 dente pequeno de alho
1/2 colher (chá) de azeite
Palito de dente para prender a roseta

Modo de preparo

A primeira coisa é temperar o filé de peixe com sal a gosto. Depois, em uma tábua, corte o filé de peixe ao meio, no sentido do comprimento, formando duas tiras. Junte a ponta de uma tira com a ponta da outra, formando uma tira mais longa ainda. Enrole essa "tirona" sobre si mesma para fazer uma roseta (como se fosse uma rosa, uma flor mesmo) e prenda com palitos de dente. Pronto o filé, é hora de "preparar" a panela em que ele vai cozinhar. Descasque o dente de alho e amasse com a lateral da lâmina da faca.

Em uma panela com bordas altas, coloque o vinho e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 1 minuto para evaporar o álcool (se preferir, cozinhe o peixe apenas em água e caldo de limão). Então, junte o alho, acrescente a roseta e complete com água até cobrir a metade da roseta. Regue o peixe com azeite e deixe cozinhar em fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que o peixe esteja cozido, mas ainda firme.

Sirva com arroz integral e chutney de manga ou jabuticaba (despreze o alho)!

(O chutney da foto é de jabuticaba! Presente de uns amigos queridos!)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas