Popover de gruyère


Você talvez nunca tenha ouvido falar de popover. Está perdoado. Eu mesma, que amo cozinhar e adoro uma novidade, também só fiquei conhecendo esse querido há pouco mais de um ano. Graças ao Pinterest (obrigada, mais uma vez!).

Eles são uma invenção americana que não chegou ao Brasil. Uma espécie de bolo macio, leve e oco (tá aqui o seu diferencial). Pense em um suflê que inflou insanamente dentro do forno e depois murchou! É isso aí.

A massa se parece com a da panqueca e eles são assados, normalmente, em formas individuais - como um muffin (mas o A Cozinha Coletiva tem uma receita de popover feita em frigideira). Além do sabor, o que mais me encanta neles é como crescem e ficam cabeçudos! É lindo demais!

Quem puder, compre a forma específica! Vale muito a pena!

Caso contrário, use a forma de cupcake, muffin, empada ou até uma frigideira, como fez o A Cozinha Coletiva (mas tem que ser uma que possa ir ao forno, sem cabo de plástico!).

Boa sorte!

Popovers de Gruyère

Ingredientes
3 xícaras (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de sal
6 ovos
1 1/4 xícara (chá) de gruyère ralado
2 colheres (sopa) de cebolete picada
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, cortada em cubos

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200C. Em uma panela, aqueça o leite até que forme bolinhas na lateral. Desligue o fogo. Em uma vasilha, misture a farinha e o sal. Reserve. Em um bowl grande, bata os ovos (com um fouet) até que fiquem espumando. Então, acrescente o leite, lentamente, batendo bem para que os ovos não cozinhem. Depois, junte a farinha. Por último, acrescente uma xícara do queijo e a cebolete. Coloque a forma do popover no forno por dois minutos para que fique morna. Retire do forno e acrescente um cubinho de manteiga em cada buraco. Assim que a manteiga derreter, coloque um pouco da massa em cada espaço, até 3/4 do total. Finalize com um pouco de queijo por cima.

Asse por 20 minutos, então abaixe a temperatura do forno para 165oC e asse por mais 10 minutos. Aconteça o que acontecer, NÃO abra a porta do forno! Esse é o segredo para que eles cresçam lindos!

Retire do forno e sirva ainda quente!


Comentários

Postagens mais visitadas