Bolo de maçã com mel

Então me explica. Explica como um bolo pode ser tão simples e tão bom. Porque foi isso o que senti ao provar esta receita da Rita Lobo.

Sério. Tão diferente. Tão único. Ao mesmo tempo, tão simples. Com ingredientes básicos, comuns. É a mágica da mistura. A mágica da cozinha. Em que o todo é mais forte do que o individual. Em que a combinação, quando bem feita, ganha protagonismo.


Sério. Faça em casa. E seja feliz.

Bolo de maçã com mel

Ingredientes
2 e 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de cacau em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 maçã verde grande
6 damascos
2/3 de xícara (chá) de nozes
4 ovos
1 e 1/3 xícara (chá) de açúcar
2/3 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de óleo
2/3 xícara (chá) de chá preto forte

Para a cobertura
3 maçãs verdes
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de mel
1/2 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo

Peneire a farinha de trigo, o chocolate, o cacau, a canela e o fermento. Misture delicadamente e reserve. Rale a maçã na parte grossa do ralador (descarte as sementes e a casca). Pique os damascos e as nozes. Reserve. Na batedeira, bata os ovos até começar a espumar. Continue batendo em velocidade baixa e junte o açúcar aos poucos. Aumente a velocidade e bata, por cerca de três minutos, até a mistura ficar bem pálida. Junte o mel e o óleo e bata apenas para misturar. Reduza a velocidade da batedeira e junte os ingredientes secos e peneirados, alternando com o chá preto. Pare de bater e misture as frutas com uma espátula.

Transfira a massa para a forma preparada e leve para assar por cerca de 45 minutos (um detalhe importantíssimo! Rendeu DUAS formas de bolo, daquelas redondas, de 24 cm. Da próxima, vou fazer só metade da massa!). Espete um palito no centro da massa; se sair limpo, está pronto. Deixe o bolo esfriar por 10 minutos, antes de desenformar.

Para a cobertura de maçãs, lave, seque e corte-as ao meio. Descarte as sementes. Fatie fino cada metade. Em uma frigideira larga ou panela média, junte a manteiga, o açúcar e as fatias de maçã. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que elas fiquem macias. Baixe o fogo, adicione a canela e o mel e misture delicadamente. Deixe cozinhar por mais cinco minutos, mexendo de vez em quando. Com um garfo, distribua as fatias de maçã sobre o bolo. Por último, regue com a calda que restou na frigideira. Sirva a seguir.

Comentários

Postagens mais visitadas