Lava cake


Esta receita estava no fim da lista de posts a serem publicado. Não porque é a mais fraca das elencadas. Mas sim porque foi a última que testei (tirada do livro da Rachel Khoo, A Pequena Cozinha em Paris). Então, por respeito às demais, ela foi parar no fim da fila.

O negócio é que hoje me deu a doida e resolvi jantar bolo de chocolate.

Um parênteses. Definir o lava cake como bolo é mentir descaradamente. Isto aqui é muito melhor. É um petit gateau. E simplérrimo. A coisa mais inacreditável dele é a calda preta luxuosa que brota do centro (em doce ebulição).


Quase tão bom quanto é o fato de que ele pode ser feito antes, guardado na geladeira (ou até no congelador) e assado quando você bem entender.

Pode ser naquele dia em que a visita resolveu aparecer de última hora, sem aviso prévio. Ou pode ser numa dessas noites em que você decide que merece um mimo. Nessas horas, nada melhor do que morar sozinha.

Não há que pensar no que os outros querem comer. Dá pra ser completamente egoísta (sem culpa). E jantar este bolo luxúria com morangos carnudos.


Lava cake

Ingredientes
170g de chocolate meio amargo bem picado
170g de manteiga sem sal em cubos
170g de açúcar mascavo claro
85g de farinha de trigo
6 ovos batidos
Manteiga e cacau em pó para untar os ramequins

Modo de preparo

Unte 6 ramequins com a manteiga e depois polvilhe o cacau. Retire o excesso.

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria, mexendo de vez em quando (nessas horas, um micro-ondas é mão na roda. Bem mais simples para derreter chocolate. Lembre só de deixar em potência baixa). Misture o açúcar e a farinha em uma tigela à parte. Junte o chocolate derretido (já mais frio), os ovos, a farinha e o açúcar, misture e divida o preparo entre os ramequins. Antes de assar, leve à geladeira por pelo menos uma hora, cobrindo os potes com filme plástico, sem encostar na massa (quando você assa a massa gelada, o calor do forno custa mais a penetrar no centro dos bolinhos, o que os deixará ainda mais pastosos). Preaqueça o forno a 180oC. Asse por 15 minutos ou até estarem firmes na borda e pastosos no centro. Retire do forno e deixe descansar por dois minutos.


Desenforme e coma imediatamente! Se estiver empolgada, sirva com sorvete de creme, creme de leite batido ou frutas vermelhas.

*Eles podem ficar na geladeira por vários dias. Podem também ser congelados. Se for o caso, deixe de 5 a 10 minutos a mais no forno.

Comentários

Postagens mais visitadas