Geleia de manga, maracujá e limão

Tem algo de mágico em fazer geleia. É quase uma gravidez (rápida, é verdade, se comparada à tradicional), com direito a parto e tudo. No início, são frutas lindas, maduras. Minutos (ou horas) depois, elas se transformam em uma calda espessa e luxuosa. É incrível demais vê-las ganhando novas formas.

O processo me traz tanta felicidade que tenho vontade até de me banhar em geleia. :)

Sei. Pareço louca. De pedra (e sou mesmo). Mas é que adoro essas mutações que têm lugar quase que diariamente na cozinha. Tudo se aproveita. Tudo muda de cara. Tudo se recicla. Nós temos muito a aprender com as frutas... :)

Bom, quanto à geleia, um espetáculo. Divina. Pra comer de colher. Palmas para a autora, a Diana Henry (a receita saiu do livro dela Salgado, doce, defumado)

Geleia de manga, maracujá e limão

Ingredientes
8 maracujás maduros
1 1/4kg de manga madura descascada e em cubos
Suco e raspa de 8 limões
750g de açúcar cristal com pectina (não achei esse açúcar, então fiz sem - na segunda vez, acrescentei uma colher de sopa de pectina em pó: as duas versões deram certo)
Suco de 1 limão siciliano ou a gosto

Modo de preparo

Corte os maracujás ao meio e retire a polpa e o suco com uma colher. Coloque na panela em que vai fazer a geleia. Adicione as mangas, o suco de quatro limões e a raspa de todos os oito. Junte 500 ml de água e leve à fervura.


Reduza o fogo e cozinhe até que a fruta fique macia. Demora uns 15 minutos.


Adicione o açúcar (ou o açúcar mais a pectina em pó) e mexa de vez em quando até dissolver, depois aumente o fogo e deixe apurar bem, retirando as impurezas da superfície. Ferva até atingir o ponto (quando marcar 104,5oC no termômetro. Pra quem não tem, como eu, é só fazer o teste do pires*). Misture então o resto do suco de limão e o suco de limão siciliano a gosto.

Acho que, ao todo, foram quase duas horas com as frutas no fogo.

Deixe esfriar por sete minutos. Envasilhe em frascos esterilizados, quentes e secos (encha até a boca), cubra com um pedaço de papel manteiga e vede bem (ele ajuda a impedir a geleia de secar ou criar mofo). Dura um ano: mantenha na geladeira depois de aberta. A receita fala que rende quatro frascos de 225 g. A minha deu quase o dobro! Seja como for, prepare os potes, girl! Ah, e é sempre bom etiquetar os vidros. Vai que você esquece o que tem lá?

* O teste do pires é assim: ao começar a receita, coloque um pires no freezer. Para testar, coloque um pouco da geleia no pires frio e mantenha na geladeira por alguns minutos. Então, empurre-a com o dedo. Se ela estiver firmezinha, está pronta!

Comentários

Postagens mais visitadas