Bolo de amêndoas com tangerina: um Feliz Natal!

23.12.14


O Natal é, sem qualquer sombra de dúvida, minha data favorita do ano. Ganha disparado até mesmo do dia do meu aniversário.

Não que tenha horror a celebrar a data em que nasci (na verdade, gosto muito!). Ou que eu tenha qualquer trauma com o dia. É que o aniversário tem um quê de egoísmo. É o SEU dia. Todo mundo TE liga. Legal, massa. Bom se sentir amado, lembrado.

Mas no Natal... É o dia em que TODOS celebramos juntos o nascimento de uma outra pessoa especial. Nos abraçamos. Comemoramos o milagre de estarmos vivos. Comemos. Bebemos. Comemos. Comemos um pouco mais (ai, meu estômago). Trocamos presentes (o que, com o passar dos anos, muda de significado. É menos sobre o presente e mais sobre a troca em si). Sei lá.

Talvez meus natais tenham sido sempre lindos. Talvez eu guarde alguma memória doce da infância, que faz com que ame sem restrições esta data. Ou talvez isso tudo tenha a ver com a minha família. Brigamos. Nos desentendemos. Passamos raiva. Mas somos unidos pa-ra caramba. Adoramos nos juntar. E realmente amamos compartilhar momentos.

E quer momento melhor em família que o Natal, símbolo de confraternização?

Ai. Vou parar por aqui porque estou ficando emocionada. Mas não se preocupe. São lágrimas doces de uma menina feliz, que se sente ainda mais abençoada em um dia assim.

Antes que meu teclado pife, afogado, vamos à receita. Este bolo de hoje veio parar nas minhas mãos por acaso. Uma amiga me mostrou a receita. Achei normal a foto. Quase nem empolguei. Só que então vi que ele era de amêndoas. Que é a cara do Natal!

E tem ainda tangerina. Que é a cara do Brasil (de um frescor inegável).

Daí que essa virou A receita perfeita para adoçar este meu já lindo Natal! Que o seu dia seja também mágico. Abençoado. E que nunca falte amor.

Bolo de amêndoas com tangerina

Ingredientes
200g de manteiga sem sal
380g de açúcar impalpável
Raspas e sucos de quatro tangerinas (Murgot é a melhor)
Raspas e suco de um limão (usei o siciliano)
280g de amêndoas (processadas. Vira farinha)
5 ovos grandes
100g de farinha de trigo
Pitada de sal
Tiras finas da casca da laranja (opcional, para decorar)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma forma de 24 cm redonda (a minha estava ocupada e acabei usando a de furo no meio) com manteiga e farinha (pode também forrar com papel manteiga). Coloque a manteiga, 300g do açúcar e as raspas na batedeira. Bata em velocidade baixa. Assim que misturar, acrescente metade das amêndoas e bata um pouco mais. Vá, então, colocando os ovos um a um. Coloque o restante das amêndoas, a farinha, o sal e misture até ficar tudo bem incorporado. Coloque o bolo na forma e asse por 50 a 60 minutos.

Quando o bolo estiver quase pronto, coloque os 80g de açúcar que sobraram e os sucos em uma panelinha. Leve ao fogo. Deixe ferver e engrossar.

Assim que o bolo ficar pronto, pincele essa calda por cima do bolo! Ela vai penetrando aos poucos. Pode colocar todinha! Decore com as tiras de laranja e pronto.

Bom bolo!

E FELIZ NATAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário