Brownie de grão-de-bico

6.10.14

Eu queria era falar de política. Soltar os cachorros. Mas ando com preguiça de terminar várias amizades (afinal, quase não há debate saudável. O que há é troca de farpas).

Então, vou falar de comida. Pensar em comida. Melhor do que ter um ataque cardíaco. Aliás, a receita em questão é ótima para momentos como este. Quando tudo o que você mais quer (já que não pode dar uma chacoalhada nas pessoas) é comer doce para esquecer. Funciona com a TPM (então, deve funcionar para aguentar os posts sem noção).

Então, que tal um brownie saudável? Sim, isso existe. Graças à incrível Bela Gil.

Confesso que às vezes as receitas dela me dão medo. Parecem difíceis. Pior: parecem sem gosto, sem graça.

Mas a danada sabe o que faz. Ah, e o melhor. É bom que só. Nem parece comida natureba. Se joga!

Brownie de grão-de-bico

Ingredientes
1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido (eu compro a caixa com ele prontinho!)
2 ovos
1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 de xícara (chá) de melado (ou mel)
1/2 xícara (chá) de cacau em pó (não é chocolate em pó)
2 colheres (chá) de óleo
1 colher (chá) de fermento
1/4 de xícara (chá) de alguma castanha (pará, nozes, avelã...)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em 180ºC. Unte um tabuleiro pequeno com óleo e cacau em pó. A receita rende pouco mesmo. Coloque todos os ingredientes, exceto o fermento e as castanhas, no processador e bata até ficar homogêneo. Adicione o fermento e as castanhas picadas e misture pouco, apenas o necessário para incorporá-los à massa. Coloque no tabuleiro untado. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Assim que ficar pronto, retire do forno e espere esfriar antes de dar o bote. Se estiver naqueles dias críticos, derreta um pouco de chocolate em barra meio amargo (no microondas ou em banho-maria) e espalhe por cima do brownie.

Um comentário:

  1. Acabei de fazer e realmente ficou muito bom. Prefiro receita de brownie feita com cacau do que com chocolate. Assou numa forma 30X20 por 20 minutos e ficou bem fina a massa. Próxima vez vou dobrar a receita nessa mesma forma. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir