Requeijão caseiro


Eu sei. Está virando um vício. Mas tenha dó. É um vício bom. Substituir algumas coisas que compramos no mercado por uma versão feita em casa é algo positivo.

Primeiro, porque é simplesmente demais cozinhar certas coisas que, à primeira vista, parecem difíceis - ou até impossíveis (você prefere pagar a gastar horas tentando reproduzi-las).

Depois, e mais importante, é demais ter controle sobre o que você consome. Não se entupir de químicos, conservantes, ingredientes artificiais... Tá. Nem sempre você está livre disso. Mas que dá uma sensação de empoderamento, ah, isso dá!

A receita de hoje é tranquilérrima (eu tirei do Mais Você! Ô, lugar pra ter receita boa e que dá certo de primeira!). Dá pra fazer com os dois pés nas costas. E é tãoooooo gostosa! Agora, só quero comer requeijão feito em casa!

:)

Requeijão caseiro

Ingredientes
1 litro de leite
3 colheres (sopa) de vinagre branco
2 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha
1 colher (sopa) de manteiga (a receita original usa margarina, mas eu tenho preconceito)
Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o leite em fogo médio até ferver. Aí, apague o fogo, retire 1 xícara (chá) desse leite fervido e reserve. No restante do leite, acrescente o vinagre e mexa um pouco para talhar (5 minutos). Coe a mistura em uma peneira, transfira para um pano e esprema bem. O que sobrar no pano é uma ricota caseira (da próxima vez, vou interromper a receita aqui pra provar essa ricota! Quem sabe não rola de temperá-la e comer pura?).


Em um liquidificador, coloque o creme de leite de caixinha, a manteiga, sal a gosto e a ricota (que ficou no pano). Aos poucos, acrescente o leite fervido reservado anteriormente (eu não usei toda a xícara). Bata bem até obter um creme liso. O ponto você decide no olho mesmo. Transfira este creme para um copo e leve à geladeira para firmar.

Se quiser incrementar seu requeijão, adicione 100g de muçarela ralada ou 100g de queijo minas padrão ou 1 quadradinho de queijo processado (20 g). Eu fui de queijo minas e ficou MARA!

Comentários

  1. Mari, pode fazer com qualquer tipo de leite? Ou tem que ser integral? Além disso, não entendi bem a parte do queijo, para incrementar...vai dentro do liquidificador? Ou depois de ter batido os ingredientes da segunda fase? Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, foi a primeira vez que fiz, então não sei bem como seria o resultado com outro tipo de leite. Como o integral tem mais gordura, a ricota fica mais cremosa. Mas já vi em outros sites que pode sim usar leite semi ou desnatado! A segunda parte é assim: depois de você ter batido tudo, coloca o queijo da sua preferência dentro do liquidificador e bata mais, até misturar direitinho! Se ficar muito grosso, coloque um pouquinho mais de leite! É que eu dobrei a receita. Então, primeiro, tirei metade da mistura batida para provar o requeijão original. Depois, coloquei o queijo e bati mais, pra ver como ficava o "incrementado". Ajudou? Se não, conversamos pessoalmente! Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas