Berinjela com buttermilk

De novo ela. A tal da berinjela me persegue. Na verdade, EU a persigo. É um verdadeiro caso de amor - de outro mundo. O amor entre uma humana e um legume.

Talvez, depois de provar esta receita, vocês me entendam - e parem de pensar que sou louca. Impossível não ficar obcecada depois de comer esta delícia. Prometo.

Berinjela com buttermilk

Ingredientes
2 berinjelas grandes
1/3 xícara (chá) de azeite de oliva
1 1/2 colher (chá) de folhas tomilho (mais uns galhos para decorar)
Sal marinho
Pimenta do reino preta
1 romã
1 colher (chá) de za'atar (mistura de especiarias usada como condimento, originária do Oriente Médio)

Molho
9 colheres (sopa) de buttermilk*
1/2 xícara (chá) de iogurte grego (ou regular)
1 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho pequeno, esmagado
Pitada de sal

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200oC. Corte as berinjelas no meio (longitudinal). Use uma faca pequena (e afiada) para fazer pequenos cortes na polpa da berinjela (sem cortar a pele). A ideia é permitir que o tempero penetre a "carne" da berinjela. Coloque-as em uma forma, forrada com papel manteiga e com a pele para baixo. Pincele-as com o azeite, aos poucos (ele vai sendo absorvido). Salpique as folhas de tomilho e tempere a gosto com sal e pimenta. Asse por 35 a 40 minutos, até que a carne fique macia e levemente corada. Tire do forno e deixe esfriar completamente.

*O buttermilk se faz assim: misture 240 ml de leite desnatado com 2 colheres (sopa) de suco de limão ou vinagre. Deixe descansar por 10 minutos, em temperatura ambiente, até que talhe. Se preferir, pode substituir o buttermilk por 2/3 de iogurte desnatado com 1/3 de leite. Daí basta tirar a quantidade que a receita pede.

Para o molho, misture todos os ingredientes e mantenha na geladeira.

Pegue a romã, parte na metade. Com uma colher de pau, bata nas "costas" da romã, para que as sementes se soltem.

Por último, para servir, coloque uma colher cheia de molho em cada metade de berinjela, salpique za'atar e sementes de romã por cima. Decore com os galhinhos de tomilho e um pouco de azeite.

Comentários

Postagens mais visitadas