Garota eu vou pra Califórnia...

Eu adoro um álcool. Quem me conhece, sabe. E bebo de tudo, sem muitas frescuras. Mas uma das minhas bebidas favoritas, ultimamente, é o vinho.

Ele está presente em quase todos os jantares que faço (e, nesta idade, o programa favorito da galera é se reunir para comer! Então já viu... Rs). Tudo isso para falar sobre os vinhedos na Califórnia - e o que me motivou a ir para lá.

Olha. Nunca imaginei que uma viagem para vinhedos poderia ser tão boa. Boa nada. Espetacular. Foi uma das melhores férias da minha vida!

Em boa parte, pela companhia extraordinária da minha irmã americana, Elizabeth, e do marido, Lance.


Mas também por causa do visual do lugar, dos excelentes vinhos e das comidas inacreditáveis.

Tem mais de ano que fui, mas acho que nunca escrevi sobre a viagem porque, não importa quão inspirada esteja, nunca consigo encontrar as palavras certas para explicar por que ela foi tão espetacular.

Dane-se. Como tem muita gente pedindo dicas de lá, resolvi escrever. Escolhemos ficar em Petaluma. Uma cidade pequenininha e bonitinha que ficava próxima de onde queríamos ir - e bem mais em conta.

Se passar por lá, por favor, vá (por mim) ao Viva Cocolat. Meo Deos. O melhor chocolate quente da minha vida. Grosso, perfumado, intenso, imperdível.

Quem poderia imaginar que uma cidadezinha dessa guardaria um segredo tão surpreendente?


Também em Petaluma comemos no delicioso Central Market Restaurant! E se estiver por lá cedo, não deixe de tomar café da manhã no Bovine Bakery! Divino!


Deixando Petaluma de lado, minha lista de programas imperdíveis começa pelo que mais me marcou: o Mayo Tasting Family Room, uma degustação surreal de gostosa. Empratados maravilhosos e, definitivamente, os MELHORES vinhos que tomei por lá. Foram os únicos que fiz questão de trazer na mala comigo. É muito, muito, muito, muito bom. Vá. Uma, duas, dez vezes. E traga um pouco das sobras para mim.

Quando fui, o cardápio era este: Primeiro trio: spring soup with 2010 Reserve Chardonnay Laurel Hiel Vineyard; warm bacon and potato salad with 2011 Roussane Saralee’s Vineyard Russian River Valley; California yellowtail filet and tomato orzo with 2008 Reserve Barbera Runde Ranch Vineyard. Segundo trio: the silenced lamb with 2007 Reserve Meritage “Oliver Twist” Napa Valley; grilled New York strip, asparagus and quinoa with 2008 reserve cabernet sauvignon Random Ridge Vineyards; grilled pork tenderloin, spring turnips and blue cheese oats with 2009 Reserve Zinfandel (foi esse que comprei!! Deuso!), Ricci Vineyards Russian River Valley. Sobremesa: tropical fruit pain perdu with 2009 Late Harvest Gewurztraminer Runde Ranch Vineyard.


Outro programa imperdível é o tour pelos vinhedos do espumante Schramsberg, o melhor de Napa! Ele é o escolhido da Casa Branca.

Também na minha lista dos mais mais está a degustação de azeites, balsâmicos e xaropes no Round Pond. Custa(va) US$ 35, com 1h30 de duração. Muito bom!

E tem ainda o The Girl & The Fig. Tudo o que pedimos estava muito bem feito! Peça algum prato que venha com french frittos de acompanhamento! A melhor batata frita que comi na minha vida! E com uma maionese de estragão top (tarragon aioli)!

Há ainda os programas muito bons. É o caso do Bottega Napa Valley Restaurant; do sempre irresistível Dean & Deluca (ótimo para quem adora fazer umas comprinhas gourmet); do luxuosíssimo Terra Restaurant (você paga US$ 70 e tem direito a escolher quatro pratos, cada um mais diferente e surpreendente que o outro; do Bouchon (vá à confeitaria e ao restaurante, onde comi uma sobremesa de rachar os beiços: um musse de chocolate com recheio surpresa de caramelo!).



Outra dica ótima é passear pelas cidadezinhas. Elas são lindas. Adoráveis. Fofas. A minha favorita foi Yountville (de morrer!). Se for lá, visite a NapaStyle Store. E tem lojas finas. No centro de Santa Helena, passe por Olivier, Woodhouse Chocolate, St. Helena Olive Oil Co., Jan De Luz e VintageHome. No centro de Sonoma, The Sonoma Cheese Factory, Vella Cheese Company, General M.G. Vallejo Home. Faça compras no Oxbow Public Market (demais).

Acho que é isso. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que eu respondo!

Comentários

Postagens mais visitadas