Bruschetas de tomate e berinjela

Elas são práticas. Simples. Só dependem de um pedaço de pão, um dente de alho e alguma coisa para colocar por cima.

Também sabem ser complexas, chiques e finas. Mas, no meu momento atual, fico com a praticidade. A receita é da Ju (já conhecida aqui no blog).

Espero que gostem!

Bruschetas de tomate e berinjela

Ingredientes
1 pão italiano médio (rende dez fatias)
2 dentes de alho descascados

3 tomates médios e maduros, sem sementes, cortados em cubos
Folhas de manjericão
Azeite
Sal a gosto

2 berinjelas médias em cubinhos
1 pimentão amarelo grande em cubinhos
2 a 3 tomates sem sementes em cubinhos
2 cebolas pequenas em cubinhos
Azeitona preta a gosto picada
Nozes a gosto picadas
Uva passa preta a gosto
1 colher (chá) de sal
Vinagre de arroz ou maçã
Azeite

Modo de preparo

Prepare a base da bruscheta. Corte o pão na diagonal, fazendo fatias com dois cms de espessura. Despreze as pontas. Coloque as fatias em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por três a quatro minutos - até que, apertando um pouco com o dedo, você sinta as fatias firmes e ásperas na superfície, mas macias no meio. Retire a assadeira do forno e raspe o alho na superfície das fatias de pão.

Para o tomate, misture-o com o manjericão. Tempere com sal a gosto e regue com azeite. Tampe e deixe descansar por 1 hora. Lembre-se de desprezar o caldo que fica no fundo da vasilha.

Para a conserva de berinjela (caponata), misture todos os ingredientes e coloque-os em uma assadeira. Em um copo de 200 ml, junte 1/2 de azeite, 1/4 de água, 1/4 de vinagre e o sal. Mexa e distribua sobre os ingredientes da assadeira. Cubra-a com papel alumínio e leve ao forno a 180oC durante uma hora e meia. Na metade do tempo, mexa a conserva para que ela asse por igual. Retire do forno, deixe esfriar bem e mantenha na geladeira. Ela fica mais saborosa no dia seguinte.

Por último, é só colocar a mistura de tomates e a berinjela por cima dos pães e levar novamente ao forno por cinco minutos, só para aquecer.

Comentários

Postagens mais visitadas