Pão de banana

Engraçado como as receitas vêm parar na nossa mão. Eu, que tenho pânico de fazer pães, porque acho que sempre vai dar errado, de repente esbarrei com esta receita na Internet. Em um site um tanto improvável. Um site de moda, o Achados da Bia.

E, movida por uma sensação de "se alguém que nem cozinha tanto pode fazer pão, eu também dou conta", resolvi arriscar. E não é que a surpresa foi das melhores? Ele é quase um bolo: na textura, no visual, no paladar. E não requer nenhuma habilidade especial para ficar perfeito (nem mesmo sovar!!)!!

Como não amar?

Espero que vocês, assim como eu, também adotem esta receita e vivam felizes para todo o sempre! Ou até a próxima refeição!

Pão de banana do Achados

Ingredientes
1 1/4 xícara (chá) de aveia em flocos
1 1/4 xícara (chá) de castanha de caju, nozes e pistache (processadas)
1 1/4 xícara (chá) de farinha de amêndoas ou de trigo
3 bananas bem maduras
3/4 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de óleo vegetal ou óleo de coco derretido
1/4 xícara (chá) de açúcar refinado
1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz moscada
3/4 colher (chá) de sal
3 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 ovo
Até 3 colheres de sopa de mel (opcional)
Um pouco de manteiga para untar a forma

Modo de preparo

Processe (ou bata no liquidificador) a castanha de caju, as nozes e os pistaches. A ideia é obter uma farofa. Se não gostar dessas oleaginosas, mude a combinação. O que importa é ter a quantidade indicada da tal farofa. Quem quiser, pode até incluir uvas passas nessa mistura. Reserve.

Em uma tigela, junte o leite, o óleo, os açúcares, o extrato, a canela, a noz moscada, o sal, o fermento e o ovo. Prove e veja se quer colocar mel. Dessa primeira vez, fiz sem e ficou ótimo! Misture com um batedor de arame (fouet) ou garfo. Em um prato, amasse as bananas e junte à mistura. Por último, coloque a aveia, a farofa de oleaginosas e a farinha de amêndoa/trigo. Misture com uma colher de pau.

Agora, basta untar a forma (eu usei a de bolo inglês), despeja a massa (até 3/4 da altura, para não derramar) e asse em forno pré-aquecido a 180° por uma hora ou até que o pão esteja dourado escuro por cima. Espere esfriar e só então desenforme.

Coma puro, com cream cheese, manteiga, geleia... Have fun!

Comentários

Postagens mais visitadas