Cheesecake de maracujá

 
Eu sempre achei o maracujá muito desvalorizado. E nunca entendi o porquê. Tudo bem. Não é uma fruta "típica", daquelas que você senta e come diretamente. Mas o suco é delicioso.

E melhor ainda é o maracujá em doces. Como ele é azedinho, neutraliza o açúcar e ainda dá um toque de frescor à sobremesa. Impossível não se apaixonar! Ainda mais neste caso.

Eu sempre usei geleia de frutas vermelhas para cobrir uma cheesecake. Acho que foi sempre assim que vi nas lojas. E também aquele vermelho escuro brilhante amolece qualquer coração.

Mas esta versão, com maracujá por cima, é de morrer. E a cara do verão! A receita é do maravilhoso A Cozinha Coletiva!

Cheesecake de maracujá

Ingredientes
200g de biscoito Maria
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida

120g de cream cheese, em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 ovo

1 lata de leite condensado
4 gemas
1/2 xícara (chá) de polpa de maracujá peneirada (deixar algumas sementes é legal, garante uma crocância)
1 pitada de sal;

1/2 xícara (chá) de polpa de maracujá com as sementes
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180oC.

Para a base, use o processador ou liquidificador. Triture os biscoitos até conseguir uma farinha grossa. Passe para uma tigela e adicione a manteiga. Misture bem, até formar uma massa com textura de areia molhada. Coloque sobre o fundo e as laterais de uma forma (23 cm). Leve ao forno, por uns 10 ou 12 minutos, até a superfície dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar.


Agora, o recheio de cream cheese. Na batedeira, bata o cream cheese, açúcar e sal em velocidade média até formar um creme claro e fofo. Adicione o ovo e bata para incorporar. Espalhe o creme sobre a base já fria da torta e volte ao forno por mais 15 minutos, apenas para o recheio firmar. Retire do forno e deixe esfriar.

Para a camada de maracujá, primeiro abaixe o forno para 160oC (o meu forno só chega a 180 mesmo. Então, não consegui fazer essa parte). Em uma tigela, misture o leite condensado, as gemas, a polpa de maracujá e o sal. Espalhe sobre a camada de cheesecake já fria e volte ao forno por mais 18 a 20 minutos, até a camada de maracujá firmar nas laterais. Leve à geladeira por pelo menos duas horas.


Por último, em uma panela pequena, junte a polpa de maracujá, a água e o açúcar. Leve ao fogo alto, mexendo até dissolver o açúcar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cinco minutos, para a calda reduzir e engrossar. Deixe esfriar completamente. Para servir, dá para bater creme de leite fresco (em picos) e colocar pelas laterais da torta. Eu não fiz essa parte. Já estava doida pra cair matando!

Comentários

Postagens mais visitadas