Muffin de mirtilo

Eu adoro bolos! Poderia comê-los todos os dias.

Imagina só acordar um dia e devorar um fatia de cenoura com chocolate e, no dia seguinte, ter diante de si um bolo de mandioca?

E não estou nem aí se engorda. É bom demais. Além do mais, parece que cura também coração partido. Melhor, impossível!

A receita de hoje achei no Pinterest, por acaso. E gostei!

Não achei tão fácil quanto a autora anunciou, principalmente porque há nele ingredientes que não são muito comuns no Brasil. Mas vale a pena!

Se joga!

Muffin de mirtilo

Ingredientes
2 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal kosher (eu usei sal normal)
1/2 xícara (chá) de sour cream*
1/3 xícara (chá) de buttermilk**
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
4 colheres (sopa) de raspas de limão (opcional)
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos grandes
170g de mirtilo
1/4 xícara (chá) de açúcar cristal (decorativo)

Modo de preparo

Antes de começar a receita, prepare o buttermilk e o sour cream (este dá pra comprar pronto, mas eu costumo fazer o meu). O buttermilk, ou leitelho, em português, é o soro que é liberado quando se faz manteiga. Para quem não faz sua própria manteiga (e quem faz?), segue um atalho. Misture 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre com 1 xícara (chá) de leite desnatado e deixe descansar, em temperatura ambiente, por dez minutos, até que talhe. Já o sour cream (aquele creminho branco que os mexicanos adoram), eu faço assim. Bato (na batedeira) creme de leite fresco com um pouco de suco de limão (se você tiver força no braço, pode colocar a mistura em uma vasilha com tampa e chacoalhar até atingir o ponto). A mistura vai engrossar um pouco, ficar mais acetinada.

Com isso pronto, pré-aqueça o forno a 180oC.

Em uma vasilha, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outra, misture o sour cream, o buttermilk, o extrato e as raspas de limão. Bata a manteiga com o açúcar até que fique clarinho e fofo (entre dois a três minutos). Diminua um pouco a velocidade e acrescente um ovo. Assim que estiver bem misturado, acrescente o outro ovo. Acrescente as misturas secas e molhadas à batedeira em três etapas, alternando secos e molhados (terminar com o seco). Não misture demais. Acrescente os mirtilos junto com 1 colher (sopa) de farinha e misture com delicadeza. Coloque nas forminhas e, por cima, coloque o açúcar cristal, decorativo. Eu usei um açúcar roxo que comprei em lojas de culinária, mas vale usar o normal. Asse por vinte minutos ou até que o palito saia limpo.


Acho que também deve ficar lindo peneirar açúcar de confeiteiro por cima assim que o bolo estiver assado e frio.

Comentários

Postagens mais visitadas