Brownie de nozes com caramelo salgado

Aposto que você perdeu a compostura só ao ler o título. É que brownie é uma delícia. E ainda com creme de caramelo por cima? (Baba, baby, baba!)

Jogo baixo, eu sei. Ainda mais porque muitas de nós vivemos de dieta (toda mulher sempre quer perder dois, três quilos), controlando calorias e preocupadas com o botão da calça, que teima em nos dizer que estamos perdendo a batalha.

Eu sou daquelas que até topa fechar um pouco a boca só para depois cair com tudo em cima de delícias como esta!

Se você pensa como eu, corre pra cozinha. Esse brownie dos deuses a aguarda (a receita é da Dani Noce)!

Brownie de nozes com caramelo salgado

Ingredientes
200g de manteiga cortada em cubos
90g de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
6 ovos grandes em temperatura ambiente
180g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal
270g de açúcar cristal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
290g de chocolate meio amargo picado
100g de nozes caramelizadas

Caramelo salgado
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) de flor de sal (para fazer o caramelo normal, é só tirar esse ingrediente)
2 colheres (sopa) de glucose
60 ml ou 1/4 de xícara (chá) de água

Nozes caramelizadas
1 xícara (chá) de nozes
1/2 xícara (chá) de açúcar cristal

Creme de manteiga de caramelo salgado
100g de claras (uns quatro ovos)
90g de açúcar cristal
300g de manteiga
200g de caramelo salgado
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Modo de preparo

Eu começo pelas nozes, porque elas vão no brownie. Dá até para fazer dias antes e usar em outras receitas!
Coloque o açúcar em uma frigideira média e deixe caramelizar, sem mexer, durante seis a oito minutos. Coloque as nozes por cima do caramelo e misture tudo. Jogue a mistura em cima de um silpat ou em cima do mármore mesmo. Deixe amornar. Pique o crocante ainda morno para não ficar tão duro e difícil depois. Reserve.

Para o brownie, primeiro pré-aqueça o forno a 180°C. Forre o fundo da assadeira com papel manteiga e depois passe a manteiga na parte de cima do papel (ou unte forminhas de cupcake para fazer porções individuais). Em uma tigela média, misture a farinha, o sal e o cacau em pó. Coloque o chocolate e a manteiga em um bowl grande em banho-maria (ou micro-ondas, excelente para derreter chocolate). Mexa, ocasionalmente, até que o chocolate e a manteiga derretam e fiquem unificados. Desligue o fogo, mas deixe o bowl ainda em banho-maria, e adicione os dois açúcares. Mexa até que fique homogêneo. Retire do banho-maria. A mistura deve ficar em temperatura ambiente. Só então adicione os ovos e mexa até que fique uniforme. Adicione o extrato de baunilha e mexa até combinar. Não bata demais a massa nesse estágio. Cubra a massa com a mistura de farinha, sal e cacau. Usando uma espátula (não um batedor), envolva os ingredientes secos nos ingredientes molhados até que fiquem completamente homogeneizados. Despeje a massa na forma preparada. Asse, aproximadamente, de 12 a 15 minutos, virando a forma na metade do tempo. Use um palito para verificar se o brownie está pronto. Lembre-se de que o palito não precisa sair limpo como em um bolo normal, mas também não pode sair líquido. Retire do forno e deixe esfriar!


Para o caramelo, ferva o creme de leite com a flor de sal. Caramelize o açúcar com a glucose e a água, até ficar com uma cor âmbar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite mexendo sem parar. Aqui o importante é lembrar que a panela precisa ser bem grande, pois o caramelo sobe quando o creme de leite entra. Deixe esfriar.

Para o creme de manteiga de caramelo salgado, leve as claras e o açúcar para o fogo e mexa sem parar com um fouet até que o açúcar derreta. Leve para a batedeira e bata até a tigela da batedeira esfriar. Reserve. Bata a manteiga até ela ficar branca e fofa. Acrescente o merengue, o extrato de baunilha e o caramelo e bata até se misturar por completo.

A montagem é simples. A receita original sugere que você corte os brownies no centro, acrescente caramelo salgado e depois tampe. Eu não fiz nada disso. Para mim, só o fato de o caramelo estar no creme, já foi suficiente.

Comentários

Postagens mais visitadas