Cheesecake de chocolate e caramelo

19.3.14

Vou dizer uma coisa. Acho um absurdo termos por aí tantos cozinheiros de bom gosto. Os caras vão lá, inventam uma receita maravilhosa e depois acham que a vida das pessoas comuns serão as mesmas do que antes (pior que as receitas mais incríveis sempre vêm acompanhadas de fotos escandalosamente bonitas e convincentes).

Não, não, não, meu senhor.

Toda vez que um de vocês inventa uma receita top e a coloca à disposição dos pobres mortais, pode saber que, mais dia, menos dia, ela vai chegar às mãos de alguém e alguém e alguém e, um dia, vai parar na minha. E aí, o que me resta fazer senão testá-la?

E uma vez pronta, o que me resta senão prová-la?

E depois? Viciada logo na primeira garfada (eu disse que sou fácil, mas vocês não acreditam...), o que resta de mim senão viver meus dias pensando em ti, sussurrando seu nome e inventando desculpas para cozinhá-la novamente?

É. Triste. O pior é que eu sempre caio nas armadilhas de vocês. Sempre fuço as receitas. Sempre as faço. E minha vida vira puro vício. Não foi diferente com esta cheesecake...

Cheesecake de chocolate e caramelo

Ingredientes
Base
300g de biscoito de chocolate
100g de manteiga derretida

Massa
600g de cream cheese
1 lata de leite condensado
50g de açúcar
4-5 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de baunilha
3 ovos grandes
100g de chocolate amargo (70%)

Calda de caramelo
250 ml de creme de leite fresco
200g de açúcar
30g de manteiga em temperatura ambiente

15 nozes pecã

Ganache de chocolate
100g de chocolate amargo picado
100 ml de creme de leite fresco


Modo de preparo

Unte uma forma de 18-24 cm. Triture o biscoito de chocolate e misture à manteiga. Com essa massinha, forre o fundo e a lateral da forma. Deixe na geladeira enquanto prepara a cheesecake.

Pré-aqueça o forno a 160oC. Ferva uma chaleira de água.

Em uma vasilha, misture o cream cheese com o leite condensado. Acrescente o açúcar, o suco de limão, a baunilha e os ovos. Misture bem. Derreta o chocolate (no micro-ondas ou no banho-maria) e deixe esfriar. Misture o chocolate com 1/3 da mistura de cream cheese. Despeje essa parte de chocolate na assadeira. Só depois, jogue por cima a mistura que sobrou de cream cheese (vai ficar uma sobremesa preta e branca por dentro!).

Coloque a forma pra assar dentro de uma assadeira. Nessa assadeira, você vai colocar a água quente, que vai cozinhar a cheesecake (a água fica na altura da metade da forma da cheesecake). Asse por 1h15 ou até que a massa esteja firme (ela se move ligeiramente). Deixei esfriar completamente. Leve à geladeira por 6-8 horas.

Pré-aqueça o forno a 175oC. Toste as nozes por 10-15 minutos, até que fiquem coradas e comecem a cheirar. Deixe esfriar.

Para a calda de caramelo, aqueça o açúcar em uma panela alta, sem mexer (a panela alta é pra que o caramelo não te queime. Sim, ele tem vida própria e sai quicando por aí). Quando estiver dourado, mexa um pouco e deixe no fogo até que não haja mais grãos de açúcar. Retire do fogo. Em outra panela, aqueça o creme de leite. Jogue a manteiga por cima do açúcar e mexa com cuidado para não espirrar caramelo em você. Quando estiver bem incorporado, volte com a panela para o fogo e adicione o creme de leite aquecido aos poucos! Ele espirra e borbulha loucamente mesmo, não se assuste. No fim, coloque em um vidro, deixe esfriar e guarde na geladeira. Ele fica meio líquido mesmo, mas, uma vez frio, endurece.

Para a ganache, pique bem o chocolate. Em uma panela, aqueça o creme de leite. Jogue por cima do chocolate e deixe assim por 30 segundos. Depois, é só mexer.

Agora, à montagem.

Tire a cheesecake da geladeira e desenforme. Por cima, regue com o caramelo. Por cima, vai a ganache. Por último, decore com as nozes pecã.

(Não é simples de tudo, tem várias etapas, mas vale o esforço!)

2 comentários:

  1. O que é isso, amiga?! Sensacional!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha! Não é demais, Vênus?? Eu amei fazê-la, mesmo sendo demorada!

      Excluir