Bolo de cenoura: minha receita favorita

10.3.14

Se tem uma coisa que eu aprendi sobre o bolo de cenoura é que ele é sempre bom. Sempre alegra. Sempre me deixa nostálgica, com a mente cheia de deliciosas lembranças da infância/adolescência. Com ou sem calda, bolo de cenoura é sempre um acerto. Seja você nova, madura ou bem curtida.

E outra coisa que descobri. Não há só uma receita campeã. Eu já coleciono três imperdíveis. Boas do início ao fim, da casquinha da borda, mais coradinha, ao centro molhado, laranja de tudo. Esta é a última das três. A mais recente. Minha mais nova descoberta.

Não sei se foi porque ela saiu tão perfeita da forma, tão redondinha, tão laranja... Só sei que caí de amores.

Seja como for, o feitiço fez sua mágica em todo mundo aqui de casa que provou o dito cujo.

Na verdade, tem algo muito especial a respeito dela. É a primeira receita de bolo de cenoura que vem com a medida exata de cenoura. Quase todas dizem: use três cenouras médias ou duas grandes.

Mas, afinal, o que é uma cenoura média? E uma grande? Elas são tão únicas! Tão elas! Rs! Com o peso certinho, temos aí um bom caminho pro acerto!

Espero que gostem!

Bolo de cenoura da Dani

Ingredientes
Massa
270 g de cenouras (depois de limpas e lavadas, aproximadamente 3 cenouras médias)
200 ml de óleo de girassol
3 ovos
360 g de açúcar (pra não ficar tão docinho)
240 g de farinha de trigo (ou 2 xícaras de chá)
8 g de fermento em pó (ou 2 colheres de chá)

Ganache
170 g de chocolate meio-amargo picado (56%)
1 colher (sopa) de glucose ou mel
100 g de manteiga sem sal

Modo de preparo

Unte e enfarinhe uma forma de bolo. Bata no liquidificador o óleo, os ovos, as cenouras e o açúcar (nessa ordem). Coloque em uma tigela e acrescente a farinha e o fermento peneirados. Misture. Leve para assar a 180oC por aproximadamente 1 hora ou até que o seu palito saia limpo de dentro do bolo.

Para a ganache, leve a manteiga e a glucose para ferver. Jogue por cima do chocolate picado. Espere 3 minutos e misture até que ela fique lisa (a receita original sugere que você processe a mistura. Com certeza, uma sugestão prática). Jogue por cima do bolo.

*Também dá pra apelar pra uma versão mais simples. Chocolate em barra derretido no micro-ondas com creme de leite de caixinha.

11 comentários:

  1. Ai que delícia! Essa cobertura de ganache não existe melhor! só que sempre faço com creme de leite, 1 colherada de mel e o chocolate. Nunca usei manteiga... terei que testar para ver se fica melhor! rs
    E o fato da receita estar em gramas fica muito mais pratico para não errar! adorei!
    Se quiser ver como faço a minha receita, segue link da onde ela está postada.
    http://www.pagecook.com.br/Receita/RecipeView/8/0?idReceita=15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thassila, o importante é que cada um encontre uma maneira de fazer uma calda boa (e, de preferência, prática), né?! E, pra mim, tem que ter MUITAAAA calda! Rs!

      Excluir
  2. Pois é... acho que a calda é quase a melhor parte do bolo! rsrrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está sendo modesta. A calda é (!!!!!) a melhor parte! O bolo é a desculpa pra mergulhar naquele chocolate lindo!

      Excluir
  3. TMJ, sempre me perguntei o que viria a ser uma "cenoura média"

    ResponderExcluir
  4. TMJ, sempre me perguntei o que viria a ser uma "cenoura média"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Aí o bolo não dava totalmente certo, ficava meio ressecado, e a culpa era de quem o fez (e não de quem passou a receita pela metade!)! :) Seguindo esta receita (e as medidas), ele sempre vai dar certo! Boa sorte!

      Excluir
  5. Uhulll, sempre quis saber o que eram cenouras médias, pequenas, grandes.. Acho que com essas medidas exatas, tenho mais chance de acertar, pois já tinha desistido de fazer bolo de cenoura. Logo mais vou tentar, se der certo, comento aqui... Mto obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, acho que todos vivemos já esse drama! Espero que, com as medidas exatas de peso, você consiga fazer a receita! O melhor é ver que SEMPRE dá certo! Sempre!! Depois conta como foi! Beijos!

      Excluir
  6. Gente, me ajude, esses ovos, dá um total de quantos gramas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não tenho o peso exato, mas na média é 51g de peso para um ovo médio (sem casca) e 60g para um grande (também sem a casca)! Boa sorte!

      Excluir