Tres Leches











(Foto da internet! Não é propaganda enganosa)

Tenho quase certeza de que fui mexicana em alguma reencarnação. Adoro o país. As cores. Os cheiros. A felicidade pulsante. A Frida Kahlo. E a comida. Óbvio.

Nem toda comida mexicana (pra valer) me agradou. É verdade. Fiz cara feia pra muita coisa. Muita fritura. E muita carne estranha. E vi que é tudo bem mais apimentado e cheio de feijão do que imaginamos (pelo menos, em comparação ao que temos de mexicano no Brasil).

Ainda assim, o México mora no meu coração (isso também se aplica à comida deles).

Ontem, pude participar (ativamente, diga-se de passagem) de um evento mexicano. Mexicaníssimo.

O aniversariante nasceu lá. E a festa toda foi temática. Teve guacamole, pico de gallo, chilli e até mole poblano (e bigodón, para os mais animados). E foi então que me empolguei e resolvi fazer uma sobremesa bem mexicana pra acompanhar.

Espero que gostem!

É doce, cremosa e mexe com todos os pontos do céu da boca e da língua!

Tres Leches

Ingredientes
Massa
4 ovos
120 g de açúcar refinado
120 g de farinha de trigo
Essência de baunilha

Calda
1 lata de leite condensado
A mesma medida de creme de leite fresco
A mesma medida de leite evaporado (reduzir 1 litro de leite até chegar a 1/3)

Merengue suíço
4 claras
250 g de açúcar refinado
Raspas de limão

Modo de preparo

Bata na batedeira o açúcar, os ovos (um a um) e acrescente a essência de baunilha. Quando a massa estiver bem cremosa, junte a farinha de trigo peneirada. Coloque em uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 188o C.


Para a calda, junte os três ingredientes. Faça furinhos no bolo ainda quente e despeje o líquido por cima. Cubra o bolo umedecido com papel filme e leve à geladeira durante uma noite.


No dia seguinte, faça o merengue. Misture as claras com o açúcar e coloque em banho-maria para dissolver os cristais do açúcar. Só não deixe as claras cozinharem. Leve ainda quente à batedeira e deixe formar picos. Acrescente as raspas de limão e siga batendo até o ponto de letra (quando suspender o gancho, parte do merengue fica grudado nele). Espalhe o merengue sobre o bolo com a ajuda de colheres ou com o auxílio de um bico de confeiteiro. Se quiser, queime com o maçarico. Eu coloquei coco ralado queimado pra dar aquele tchan.

Comentários

  1. Espero que tenha ficado tão bom quanto o do El Paso. Parabéns por mais este prato.

    ResponderExcluir
  2. Esse seu Tres Leches tá com uma cara MUITOOOOOO melhor que os do El Passo ..... queria ter provado! =:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, ele é bem fácil de fazer! No nosso próximo encontro, posso repetir a receita e aí você mata a vontade! Que tal?? :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas