Pão de couve

Aposto que tem muita gente fazendo cara feia para o título. Eu sei. Couve não é exatamente o ingrediente mais saboroso do mundo (a não ser aquela refogada no alho, acompanhada de uma boa feijoada). Muito menos no pão. Pra gente, pão combina com queijo, com ervas, com calabresa, mas não com couve. É por isso que, desta vez, fiz questão de começar pela foto.


Aí, então, você vai entender por que a couve rende um pão. Na verdade, é bem possível (principalmente, depois de provar a receita) que você se convença de que a couve nasceu para alegrar a vida dos (pobres mortais) pães!


Sabia. Você se convenceu. Meu trabalho aqui está terminado. Quer dizer, só falta a receita (que eu tirei daqui).

Voilà!

Pão de couve

Ingredientes
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (o original sugere o trigo-vermelho ou espelta, mas eu nunca vi à venda por aqui)
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
Uma pitada de sal
Uma pitada de pimenta do reino
2 xícaras (chá) de couve picadinha (o original pede couve-galega. Se achar me diz onde vende?)
1/2 xícara (chá) de salsa picada
1/4 xícara (chá) de hortelã picada
1/4 xícara (chá) de dill/endro picado
150 g de queijo feta ralado (usei queijo de cabra mesmo)
1 xícara (chá) de iogurte grego
1/2 xícara (chá) de azeite
2 ovos
Queijo pecorino para gratinar

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte a forma (eu usei uma forma de bolo inglês e outra redonda pequena, de furo no meio). Na batedeira (com o gancho para pão), coloque a farinha, o bicarbonato, o sal, a pimenta, as ervas e o queijo feta. Em um bowl, misture o iogurte, o azeite e os ovos. Acrescente os líquidos à mistura seca. Bata até incorporar bem (também dá para fazer na mão, sem a batedeira). Coloque na forma e jogue o queijo por cima (para gratinar). Asse por 45 minutos ou até que a parte de cima e as laterais estejam coradinhas. Deixe esfriar por cinco minutos e então desenforme.

Dica: com relação às ervas, não há medida exata. Coloque o quanto quiser e escolha suas preferidas. Fica legal também colocar 1/2 xícara (chá) de queijo pecorino (ou parmesão) na massa!

Comentários

Postagens mais visitadas