Une quiche s'il vous plait

Acostumada (eu, Ana Fabre) a circular segura e livremente pelo mundo dos bolos, cookies e outros doces, resolvi me desafiar e me aventurar em terras salgadas – sem apelar pra massa ou risoto, porque aí não conta, né?! E decidi que seria algo digno de exposição em vitrine das mais elegantes brasseries! Foi daí que veio a ideia da quiche. Além de deliciosa e versátil, porque pode ser feita com zilhões de recheios, sempre achei “phyno” e “rhyco” pedir uma quiche, imagine servir em casa. Trés chic! E sabe o melhor? É fácil demais fazer uma quiche! Oh la la, fantastic! Eu fiz a quiche mais tradicional e francesa de todas, a Lorraine.

Vamos à receita!

Quiche Lorraine da Ana

Ingredientes
250g de farinha de trigo
125g de manteiga
1 ovo
1 colher (sopa) de água
Sal a gosto
Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de preparo

Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola com a massa. Embrulhe a massa em plástico filme e guarde na geladeira por 30 minutos. Enquanto espera, já unte e enfarinhe uma fôrma de uns 20 cm de diâmetro. Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo – foi a primeiríssima vez que usei o meu rolo e me senti a própria Dona Benta reencarnada! kkkk. Se você não tiver rolo de massas, use uma garrafa de vidro lisa. Forre o fundo e as laterais da fôrma com a massa.

Para o recheio

1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco (eu usei o normal de caixinha mesmo, porque não tinha do fresco em casa)
4 ovos
80g de bacon picadinho
80g de queijo (a receita diz pra usar gruyère, mas você pode usar o que preferir; eu usei parmesão mesmo e ficou “óootemo”)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200°C (temperatura média). Numa tigela, junte os ovos, o leite e o creme de leite e bata com um fouet (batedor de arame) até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Numa panela, de preferência antiaderente, leve o bacon em cubinhos ao fogo médio, até ele ficar crocante (dica: quando ele começar a estalar e alguns pedaços pularem loucamente da panela, é porque já está no ponto). Retire do fogo, escorra a gordura e deixe numa tigela com papel toalha, “secando”. Rale o queijo em ralo grosso. Reserve. Cubra a massa com o queijo, o bacon e o creme de ovos, separadamente, seguindo essa ordem. Leve ao forno para assar por uns 30 minutos, ou até que a superfície fique dourada. Retire do forno e sirva a seguir.

(Texto, receita e fotos da Ana Fabre, a mais nova socialite de Porto Velho!)

Comentários

  1. Parece deliciosa. Vamos testar essa hoje e te digo se esses ingredientes daqui prestam. Bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Diz mesmo! Quero saber como foi sua experiência! Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas