Tapenade de azeitonas e figos secos

Em mais uma das comemorações de fim de ano, que se resumem a comer até passar mal, algo como uma pré-maratona para o grande dia, vi-me sem saída. O que fazer de entrada?

O que seria diferente do dia a dia, ainda assim simples (ou seja, que não me roubasse ainda mais tempo da minha apertada rotina) e além de tudo sofisticado o suficiente para combinar com as festinhas pré-Natal? Mais uma vez, o Simplesmente Delícia me salvou.

Ufa! Ficou melhor do que esperava. E foi mais fácil de fazer do que poderia imaginar. Sobrevivi. E a turma adorou!

Que essa receita também possa salvar você algum dia desses!

Tapenade de Azeitonas e Figos Secos

Ingredientes
1/2 copo de figos secos, cortados
1 copo de água
1 copo de azeitonas sem caroço e lavadas (para retirar o gosto da salmoura)
1 1/2 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sobremesa) de mostarda tipo Dijon
1 dente de alho, pequeno e picado
1/2 colher (sopa) de alcaparras, lavadas
1/2 colher (sobremesa) de alecrim fresco (dá para usar o seco; basta reduzir um pouco a quantidade)
1/2 copo de azeite extravirgem
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo

Em uma panela pequena, cozinhe os figos na água, por 25 a 30 minutos ou até ficarem tenros. Se for necessário, adicione mais um pouco de água no meio do cozimento. Escorra os figos, guardando o líquido, e reserve. No processador, ponha as azeitonas, o suco de limão, a mostarda, o alho picado, as alcaparras, o alecrim e os figos.

Triture por um ou dois minutos. Cuidado para não triturar demais. Com uma espátula, limpe as laterais da vasilha para retirar algum resíduo de ingrediente e triture até incorporá-los. Adicione o azeite aos poucos, pelo tubo de alimentação do processador, e pare a máquina assim que a tapenade estiver na consistência certa. Tempere com sal e pimenta e ajuste o limão. Se for fazer no pilão, primeiro bata as azeitonas com o alho, as alcaparras, a mostarda e o alecrim. Depois, adicione os figos até ficarem bem quebrados. E, por fim, adicione o suco de limão, o azeite aos poucos, sal e pimenta.

Comentários

Postagens mais visitadas