Maionese caseira

2.1.14

Gente, 2014 chegou! Com tudo! Deu pra sentir pela noite de Reveillon! Rs!

Muito ânimo, boas risadas e ginga de sobra (tudo bem, o energético ajudou)!

Seja como for, sinto que comecei com o pé direito - e com o vigor necessário para fazer as coisas acontecerem.Agora é não esmorecer e lutar pelos meus sonhos!

E um dos meus sonhos é aprender a cozinhar pratos novos, conhecer novas técnicas, aperfeiçoar as antigas... Deus ajude!

O mais legal foi que, antes mesmo do ano começar, já venci um desafio culinário. Fiz maionese!!! Iupi!

Gente, é a coisa mais fácil do mundo! Ainda assim, sempre morri de medo de tentar. No fundo, acho que tenho medo de falhar, de criticarem minhas comidas, de só parecer cozinhar bem... Coisa de doido, eu sei.

Ta aí uma coisa pra eu resolver neste ano: pegar leve com a cozinheira que vive dentro de mim. De qualquer forma, espero que gostem! Ela vai bem com tudo - e é feita só de coisa boa!

Maionese caseira

Ingredientes
2 ovos orgânicos ou caipiras, temperatura ambiente
300ml de azeite de oliva extravirgem
Sal
Suco de 1/2 limão

Modo de preparo

Bata os ovos no mixer ou no liquidifcador até formar um creme (coisa de 10 segundos). Aos poucos adicione o azeite, batendo sem parar. Quando você tiver adicionado a metade do azeite, pare de bater, salgue a gosto (cuidado com a mão. Eu coloquei um pouco de sal e ficou puxado), adicione o suco da metade de um limão e continue a bater. Acrescente o resto do azeite, aos poucos, e rapidamente você verá que a maionese encorpou! É muito rápido!

Eu achei que rendeu muita maionese. Se você, como eu, mora sozinha ou com o maridão apenas, pode fazer metade da receita que rende bem.

Para fazer a maionese de alho típica do sul da França, aioli, retire o centrinho (aquele cabinho verde) de dois ou três dentes de alho, pique bem e triture com os ovos, antes de adicionar o azeite.

Para variar, dá também para usar mostarda, presunto (bem picadinho, pra triturar com o ovo) e temperos variados, como curry, cúrcuma e açafrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário