Salada de lentilha

Ufa. Está aí o último complemento do cordeiro marroquino. Desculpem-me pela demora, mas este fim de ano foi super corrido. Não me lembro de um Natal (e um pré-Natal) tão atolado!

Bom... voltando à salada! Ela é deliciosa. Com ou sem cordeiro.

Sei que também disse isso sobre a salada de abobrinha. Mas é a pura verdade. Juro. Dá para comer sozinha. Ou acompanhada por outras carnes. Ou até com peixe.

Uma ótima ideia é aproveitar a receita para o fim do ano, já que lentilha dá sorte (e de sorte a gente tá sempre precisando, né?!)!

Enjoy!

Salada de lentilha

Ingredientes
2 xícaras (chá) de lentilha
1 1/2 litro de água
1 1/2 xícara (chá) de nozes (ou 150g)

Molho

1/2 xícara (chá) de óleo
1/4 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1/2 colher (chá) de cominho
1/2 xícara (chá) de salsinha ou coentro fresco (somente as folhas)
1/2 xícara (chá) de hortelã fresca (somente as folhas)

Modo de preparo

Coloque a lentilha com a água em uma panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos - o meu maravilhoso fogão exigiu mais do dobro do tempo (o importante é ficar macia, sem ficar molenga). Desligue o fogo e transfira a lentilha para uma peneira. Deixe a água escorrer bem.

Em uma tigela grande, misture os ingredientes do molho, exceto as ervas. Quando a lentilha estiver sequinha, ainda quente, misture bem.

Leve as nozes por 15 minutos ao forno pré-aquecido para que elas deem uma leve torrada. Elas ficam muito mais saborosas e crocantes. Ah, assim que tirar do forno, transfira para uma outra vasilha. Caso contrário, elas queimam!

Se for servir na sequência, misture as nozes e as ervas. Se quiser deixar à temperatura ambiente ou gelada, misture os ingredientes antes de servir. Conserve na geladeira se for servir mais de uma hora depois.

Esta salada fica ótima se servida com pedacinhos de bacon!

Comentários

Postagens mais visitadas