Torta de alho caramelizado

É assim. Um belo dia você, despretensiosamente, prova um prato. Escolheu ele entre dezenas. Centenas. E aí você se apaixona. Que comida! A melhor comida da sua vida!

Começa como um lance. Depois, vira romance. E termina como amor. E você nunca mais consegue de parar de pensar nele. Quer repeteco. Quer que ele vire rotina e faça parte do seu dia a dia. Para todo o sempre. Vocês são um casal perfeito. Perfeito. Dá até raiva.

Até que, um belo dia, também despretensiosamente, você prova outro prato. E aí o bicho pega.

Você começa a pensar só nele e esquece do seu até então amor-para-sempre. Aí vêm as crises. As brigas. As saídas noturnas sem explicação. E o divórcio, inevitável.

Eu, queridos amigos, estou nessa. Saindo de um amor e entrando noutro. Meu novo amor é uma torta de alho. Uma não. A torta de alho!

Sério. Inesquecível. Apaixonante. Única.

Que vocês também se apaixonem!

Torta de alho caramelizado

Ingredientes
1/2 pacote de massa folhada (200g)
3 cabeças de alho, dentes descascados
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de aceto balsâmico
1 xícara (chá) de água
3/4 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de alecrim picado
1 colher (sopa) de tomilho picado, mais uns galhos para enfeitar
Sal
128g de queijo de cabra cremoso tipo chèvre (ou simplesmente cream cheese, que funciona perfeitamente bem!)
128g de queijo de cabra mais durinho
2 ovos
13 colheres (sopa) de creme de leite fresco (a receita original pede metade de heavy cream e metade de crème fraîche)
Pimenta do reino

Modo de preparo

Abra a massa folhada e coloque em uma forma redonda de 28 cm (coloque a massa no fundo e nas laterais). Por cima, ponha papel manteiga e feijão seco ou peso para torta (umas bolinhas que servem para manter a massa no lugar, sem inchar). Leve à geladeira por 20 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180oC e asse a massa por 20 minutos.

Enquanto a massa está assando, faça o alho. Coloque os dentes em uma panela pequena e cubra com água. Deixe ferver e então conte três minutos. Jogue a água fora. Seque a panela, coloque os dentes de alho de volta nela e junte o azeite. Frite os dentes em fogo alto por dois minutos. Acrescente o balsâmico e a água e deixe ferver por 10 minutos. Acrescente o açúcar, o alecrim, o tomilho e 1/4 colher (chá) de sal. Deixe no fogo médio por 10 minutos ou até que a maior parte do líquido tenha secado. O alho tem que ficar coberto por uma capa escura melequenta.

Para montar a torta, primeiro coloque os queijos no fundo. Depois, coloque o alho com a calda.

Em uma vasilha, misture o creme de leite com os ovos, 1/2 colher (chá) de sal e pimenta do reino a gosto. Jogue essa mistura em cima do alho.

Asse por 45 minutos ou até que o recheio da torta esteja firme. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Remova da forma, coloque os galhos de tomilho e sirva quente (ela pode ser requentada!). Um bom acompanhamento é uma salada verde com folhas crocantes!

(A receita é do Ottolenghi! O cara manda bem demais!)

Comentários

Postagens mais visitadas