Salada de abacate e camarão

Sempre tive birra com abacate. Quer dizer. Comecei a ter depois que meu pai passou a me dar vitamina de abacate pelas manhãs. Eu detestava. Muito. Desde o primeiro dia em que provei.

Ele não acreditava. Não ligava para os meus sentimentos (com relação à vitamina de abacate, que fique claro). Até o dia em que eu vomitei toda a vitamina bem ali, na cara dele. Desse dia em diante, nunca mais fui obrigada a tomá-la. Anos e anos se passaram e o abacate permaneceu riscado da minha lista alimentar. Até o dia em que conheci a comida mexicana.

Foi amor à primeira vista. Inacreditável como posso amar uma versão e detestar a outra. Mas ficou assim. Até hoje.

Foi por isso que topei provar essa receita. Tudo bem que sou louca por camarão, mas se ele viesse acompanhado de abacate doce, culpa de um momento de loucura do chef que inventou a receita, nem assim eu a testaria. Mas como o abacate vem temperado com limão, aí pode!

Foi assim, sem medo, que testei esta receita. E sabe de uma coisa? É simples e divina. Serve 4 pessoas.

Espero que gostem!

Salada de abacate e camarão

Ingredientes
1 abacate médio
Caldo de 1/2 limão
12 camarões médios, já limpos, só com a cauda
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho pequeno
Sal
Pimenta do reino

Para o molho
2 colheres (sopa) de suco de limão
6 colheres (sopa) de azeite
1/2 colher (chá) de cominho
1/2 colher (chá) de sal

Opcional
Folhas de coentro
Cebolinha francesa picada
Folhas de salsinha fresca
Torradinhas

Modo de preparo

Corte o abacate ao meio, no sentido do comprimento. Para retirar o caroço, insira a faca, gire delicadamente para soltar da polpa e levante-a. Apoie a parte plana na tábua e corte em fatias finas. Repita o procedimento com a outra metade. Retire a casca do abacate e transfira as fatias para a travessa onde a salada será servida. Pincele com limão.

Em uma tigelinha, misture bem os ingredientes do molho.

Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte o dente de alho, apenas para dar sabor - ele será descartado. Coloque os camarões e deixe dourar por 1 minuto de cada lado. Tempere com um pouco de sal e pimenta e transfira para a travessa com as fatias de abacate.

Regue com o molho, salpique as folhas de ervas frescas que estiver usando e, se quiser, sirva com torradas.

Comentários

Postagens mais visitadas