O clássico frango ao curry

Tinha tanto tempo que eu não sentia o cheiro de curry pela casa... Praticamente uma eternidade!

Não sei por que deixei passar tanto tempo. Afinal, ele perfuma a cozinha como poucos (o melhor cheiro, para sempre imbatível, é o de cookies recém-assados. Em segundo lugar, vem o cheiro de cebola e bacon refogados).

Preguiça? Não. Muito trabalho? Nada. Acho que estava ocupada testando outro tipo de receitas, umas bem engordativas, cheias de cremes e caldas. Sabe como é, né?

Agora que começo a ver o resultado dos doces ultracalóricos pelo corpo (é sério. Estou tão chocada que me obriguei a voltar para a academia. E eu tenho horror a malhar), sinto que é hora de mudar radicalmente e me voltar para as comidas mais saudáveis.

Quer dizer, sei lá. Amo gordices. Tanto que esta receita de curry nem pode ser considerada, assim, tão saudável. Ela leva creme de leite. Eu sei. Nunca consigo fazer algo absolutamente light. Acho que rolou uma falha de formatação enquanto meus pais me fabricavam.

De qualquer maneira, esta receita é absurdamente simples e surpreendentemente deliciosa. A maçã verde ajuda a amenizar e harmonizar os sabores. Hum... Já quero repeteco!

Enjoy!

O clássico frango ao curry

Ingredientes
600g de peito de frango, sem pele e sem osso
2 maçãs verdes em cubinhos
Caldo de 1 limão (usei o siciliano)
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de curry
1 xícara (chá) de creme de leite fresco ou de leite de coco (com leite de coco também deve ficar um luxo)
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo

Descasque e corte as maçãs em cubos de 2 cms, descartando as sementes (eu mandei ver com casca). Regue com um pouco de caldo de limão para não escurecer. Pique o alho e a cebola. Corte os frangos em cubinhos de cerca de 3 cms.

Leve uma panela de ferro ao fogo baixo para esquentar. Coloque a manteiga e o azeite. Quando a manteiga derreter, junte a cebola e deixe cozinhar, mexendo com uma colher de pau até ficar transparente. Adicione o alho e refogue por 2 minutos.

Aumente o fogo e acrescente os cubinhos de frango. Deixe cozinhar por 4 minutos ou até dourar. Misture o curry, junte as maçãs e mexa bem.

Acrescente a água e o creme de leite. Tempere com sal e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 20 minutos, ou até que o frango esteja macio e o molho, cremoso. Se precisar cozinhar um pouco mais e o molho secar, adicione água quente e deixe por mais alguns minutos.

Sirva na panela de ferro ou transfira para um bowl.

A Rita sugere que você decore com folhas de coentro, fatias de maçã e lascas de coco fresco. Com certeza deve ficar ainda mais divino, mas morri de preguiça e servi do jeitinho que deu (estava azul de fome!).

Ah, uma boa dica é comer com arroz basmati, de origem indiana. Ele é perfumadíssimo!

(Rico de tuuuudoooo!)

Comentários

  1. Mari, eu faço exatamente esta receita com leite de coco. Além de mais leve, fica super saboroso. Depois experimente. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum! Estou louca para repeti-la! Curti demais! Comeria todos os dias! Com uma farofinha então? Rs! Beijos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. E estava! Bora combinar de você me visitar e comê-lo? Beijo!

      Excluir
  3. Hummm, aspecto sedutor ao final.

    parabéns pelo dote, Mari!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Moacir! Se um dia animar, teste a receita e depois me conta como ficou! Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas