Naked cake com frutas vermelhas

Meu último post trazia uma foto maravilhosa do bolo mais lindo dos últimos tempos (quem ainda não viu, clica aqui)! Agora, preparem-se para uma versão bem menos bonita do que a original, mas, seguramente, tão gostosa quanto! É que rolaram vários percalços durante a execução da receita...

Primeiro, não tinha em casa uma forma redonda de 20cm. Então, assei em uma maior e o bolo acabou ficando mais baixo. Segundo, não consegui encontrar frutas vermelhas para deixar o bolo como o da foto (só tinha mirtilo em casa). Terceiro, acabei descobrindo, na prática, que a quantidade de ganache prevista na receita é quase o dobro do que a usada na foto linda! Ou seja, a pessoa colocou um pouco, o suficiente para dar aquele tchan, e o restante ela deve ter deixado à parte para quem quisesse mais molhinho divino!

Ainda assim, valeu a experiência!

Quem provou não reclamou! Ainda! :)

Naked cake com frutas vermelhas

Ingredientes
300 ml de Guinness
¼ xícara (chá) de cacau em pó
200g de manteiga
1 ¾ xícara (chá) de açúcar
2 ovos
150ml de sour cream*
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
200ml de creme de leite fresco

Ganache

300g de chocolate meio amargo em barra
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
25g de manteiga

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma panela, coloque a Guinness, o cacau e a manteiga e aqueça em fogo médio até que a manteiga derreta. Em uma batedeira, bata o sour cream, o açúcar e os ovos. Acrescente a mistura de Guinness. Por último, coloque a farinha e o bicarbonato. Asse por 45 minutos em uma forma redonda de 20cm.

Deixe o bolo esfriar. Parta na metade.

Na batedeira, bata os 200ml de creme de leite fresco até formar picos (se quiser, coloque um pouco de açúcar refinado para ajudar a firmar). Coloque na parte de cima da metade do bolo que ficou como base do naked cake. Se tiver frutas vermelhas, coloque algumas em cima do creme branco. Por cima, coloque a outra metade do bolo.

Para a calda, derreta o chocolate em banho maria junto com os demais ingredientes. Deixe esfriar por 10 minutos. Jogue por cima do bolo e decore com mais frutas vermelhas.

*Para fazê-lo, bato na batedeira creme de leite fresco na quantidade indicada na receita para o sour cream (neste caso, 150ml) junto com o suco de meio limão. Quando firmar, você já tem seu sour cream pronto!
*A receita foi tirada do blog Little Box Brownie.

Comentários

Postagens mais visitadas