Homus de manjericão

18.9.13

Ainda que eu adore cozinhar e provar novos pratos, também sou louca por coisas prontas "bem feitas". Quando digo prontas, quero dizer coisas que não me deram trabalho algum. Ou seja, algo que se come em restaurante, que alguém preparou para mim ou que se compra pronto (o que eu nunca faço, a não ser no caso de comida japonesa). E quando digo "bem feitas", entre aspas, quero dizer algo gostoso, rico, mas que não é necessariamente bem feito no sentido politicamente correto do termo (afinal, tem muita comida calórica e cheia de aditivo que pode ser considerada um bomba viva, nada bem feita, mas que com certeza amolece meu coração e acalma meu estômago).

E tem uma porcaria que me tira do sério. O dippas de frechn onion do Doritos. Sério. Toda vez que vejo esse minipote verde, tenho vontade de beijá-lo. E também de sair correndo. Afinal, se, toda vez que o vir, eu ceder ao impulso, ferrou. Vou virar uma bola de banha ambulante.

Sou tão obcecada com esse treco que poderia comê-lo no café da manhã, no almoço e no jantar. Ah, e nos lanches entre as refeições também. Poderia, literalmente, viver desse dip. E de farofa, claro.

Por isso, vivo atrás de receitas de patês ou pastas que sejam mais saudáveis e me mantenham por mais tempo longe do meu vício.

Foi procurando por distração que encontrei esta receita de hummus de manjericão. Ela é densa, tem textura, é verde (quase da cor do potinho de dippas!!) e saborosíssima! Foi amor à primeira prova. E não só comigo. Quem estava por perto e experimentou também ficou de joelhos.

A base é grão de bico. Como morro de preguiça de cozinhá-lo e depois soltar a pele um por um, compro o vidro de grão de bico pronto, já cozido (mas deixo a dica para quem quiser fazer tudinho, tudinho).

Fica mais fácil ainda. Quer dizer, tem o manjericão, que sempre dá um pouco de trabalho, afinal ele exige que você arranque as (malditas) folhinhas minúsculas uma a uma. Se não fosse por isso, este hummus ficaria pronto em meio segundo.

Honestamente, eu ainda vou inventar uma linhagem nobre de manjericão com folhas do tamanho da alface.

Enjoy!

Hummus de manjericão e castanha do pará

Ingredientes
300g de grão de bico cru (ou 2 potes em conserva, de 400g cada, escorridos)
Bicarbonato de sódio (opcional)
4 copos de manjericão fresco (só as folhas)
½ copo (americano) de azeite de oliva extravirgem
100g de castanha do Pará
Suco de 2 limões
3 dentes de alho
Sal e pimenta do tipo Tabasco ou Sriracha

Modo de preparo

Na véspera, ponha os grãos de bico de molho em bastante água. Se você tiver bicarbonato de sódio em casa, ponha uma colher de sobremesa na água. Isso vai ajudar a amolecer as peles dos grãos de bico. No dia seguinte, escorra os grãos e ponha-os em uma panela grande com água, sal e mais uma colher de bicarbonato. Leve ao fogo médio e cozinhe até os grãos estarem bem macios. Isso pode levar de uma a duas horas; vai depender da qualidade e do frescor do grão de bico que você usar. Escorra e reserve os grãos.

Pré-aqueça o forno a 180oC. Leve as castanhas ao forno por uns 10 minutos ou até elas estarem ligeiramente douradas. Retire do forno, pique grosseiramente e reserve. Na vasilha do processador, ponha os grãos de bico escorridos, o manjericão, o alho picado, o azeite, as castanhas (reserve algumas para decorar) e o suco de um limão. Processe toda a vida até formar um creme bem liso. Isso pode demorar! Se sua máquina esquentar, desligue-a, deixe-a esfriar e volte a processar. Queremos uma pasta bem lisa. Pare o processador e prove. Adicione o segundo limão. Tempere com sal e alguma pimenta vermelha, tipo Tabasco ou Sriracha. Provavelmente o hummus vai estar grosso demais apesar do suco dos dois limões: use então um pouco de água para diluir. Vá adicionando com o processador ligado, aos poucos, até obter a consistência desejada. Pare de novo a máquina, ajuste o tempero e sirva à temperatura ambiente, com pedaços de pão pita e/ou torradinhas.

(Foto do Simplesmente Delícia, de onde saiu mais esta receita! A Flavia, dona do blog, é inspiradora)

6 comentários:

  1. Amiga, são 4 copos (americano) de folhas de manjericão? É tipo um pé de manjericão?? Tá com uma cara deliciosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheyloca, dá dois maços de manjericão! Se animar, faça em casa, nem que seja meia receita! É uma delícia e super versátil!

      Excluir
    2. Tá na minha lista de "pra fazer"! Brigadinha! bjks

      Excluir
    3. Você não vai se arrepender, Sheyloca! Ah, segue a dica da Mari Ceratti! Se for comprar o grão de bico pronto, compre os de caixinha! Vende no Pão de Açúcar e é melhor do que a versão em lata! Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Mari! Não sei se você já viu, mas o Pão de Açúcar vende umas caixinhas de grão de bico cozido a vácuo, bem melhores do que a versão em lata. Ficamos fãs dele lá em casa.
    E com certeza vamos usá-lo para experimentar sua receita!

    Beijo pra você e muito carinho pra família nesse momento difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, querida! Felizmente, já fui apresentada à versão em caixinha! Espero que a receita dê certo. Um beijo e obrigada pelo apoio!

      Excluir