Bolinho de Milho e Bacon

Volta e meia me pego pensando em uma entradinha diferente para servir nos jantares que faço. Ou então para levar de petisco para a casa de alguma amiga. Ou até para acalmar meu estômago ávido por novidades.

E, na maior parte das vezes, acho coisas ou muito simples (nada contra a simplicidade! Uma das minhas entradas favoritas é a versão palito da salada caprese. Mas tem dia em que o corpo pede algo com mais sustância, digamos) ou muito elaboradas (e já deu para perceber como detesto gastar horas na cozinha para preparar uma só coisa).

Dia desses, às vésperas de um evento, saí fuçando meus blogs de receita favoritos e pum! Dei de cara com algo que parecia maravilhoso! Um bolinho de milho e bacon.

Confesso que só de ver bacon no nome da receita já me animei. Tudo bem que ele é uma droga forte, nada recomendada. Segundo uma reportagem que minha irmã Fefê me mandou hoje, ele é um dos 10 piores alimentos para a saúde de qualquer um. Mas nada esquenta meu coração como bacon. Ai, ai...

E não é que a receita, além de simples, ficou de-li-cio-sa?

Quer dizer, o único problema é que ela ficou meio branquela. A receita dizia para deixar 25 minutos no forno. Claro, considerando um forno normal. Coisa que o meu não é. O meu é de lua, esquisito, mal humorado e surtado, no que diz respeito à temperatura. Já conhecendo a peça, deixei 40 minutos lá dentro. Ainda assim, achei que faltou um bronze para coroar a peça.

Como boa cabeça gorda que sou, da próxima vez que fizer a receita vou testar uma nova "versão". Vou pegar a massa, fazer bolinhas, passar no panko (uma farinha de rosca japonesa em flocos) e fritar! Afinal, bacon combina com fritura, que, por sua vez, combina com uma boa gelada (também vai bem com caipirinha, minha gente)!

Começou a salivar? Então espere só até preparar esse bolinho em casa!

Bolinho de milho e bacon

Ingredientes
50 ml de óleo de canola
1 cebola pequena, picada
300g de bacon defumado, fatiado e bem picado
320g de milho
225 ml de iogurte desnatado
½ colher (chá) de Tabasco
1 ovo
1 abobrinha grande (200 gramas aproximadamente), ralada
125g de farinha de milho pré-cozida
150g de farinha de trigo
1 colher (chá) rasa de açúcar
3 colheres (chá) de fermento
1 boa pitada de sal

Modo de preparo

Em uma frigideira, aqueça o óleo, junte a cebola e refogue. Reduza a chama e deixe cozinhar por 5 minutos. Junte o bacon picado e refogue por mais 5 minutos. Adicione o milho e cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo, coloque em uma vasilha grande e deixe esfriar por pelo menos 15 minutos. Após esse tempo, junte o iogurte, o tabasco e o ovo. Em seguida, adicione a abobrinha ralada e a polenta. Misture até formar uma massa homogênea. Por último, incorpore a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.

(Antes de ir ao forno)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Prepare um tabuleiro com papel manteiga, unte de manteiga e polvilhe farinha. Despeje a massa e leve ao forno por pelo menos 25 minutos. Lembre-se de deixar esfriar antes de cortar em pedaços. Fica delicioso à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecido.

Comentários

Postagens mais visitadas