Geleia de morango

Poucas coisas me dão mais prazer do que fazer minha própria comida. Bom, tem uma coisa mais prazerosa: fazer minha própria comida e ver que ela ficou deliciosa! Hum...

Nem sempre isso acontece, é verdade. Já andei choramingando aqui sobre isso... Mas, voltando ao assunto! Nada mais gostoso do que preparar um prato, comprar os ingredientes, colocar uma receita pra funcionar.

Mas acabo de descobrir que há comidas e comidas, prazeres e prazeres.

No último fim de semana, experimentei uma sensação quase mágica ao preparar algo que normalmente nem cogito preparar, que simplesmente compro pronto.

Geleia.

Eu nunca fui assim, de querer preparar geleia em casa. Sempre me pareceu óbvio comprar esse tipo de coisa pronta, no supermercado. Afinal, existe muita técnica envolvida e há empresas especializadíssimas na coisa. Para que arriscar?

Além do mais, preparar esse tipo de comida em casa parece coisa do século passado, quando os mercados não tinham lá tantas opções à disposição. Ou então parece coisa de gente que mora na roça e tem no quintal frutas de todos os tipos e a dar com pau - e aí fazer geleia é uma questão de deter qualquer desperdício. Ou então parece coisa de quem tem muito tempo de sobra.

Nada disso. E só derrubei esses mitos por causa da Ju.

A Ju é tão incrível que chega a ser irritante. Rs!

Linda, alta, magra, ótima profissional, inteligente, doce na medida, brava na medida, mãezona, natureba, super ligada no que come e serve à família... e ainda faz a própria geleia (aliás, recentemente ela anunciou que vai fazer o próprio iogurte grego! É ou não pra encher de amassos?)! E foi a Ju quem me convenceu de que fazer a própria geleia não é um bicho de sete cabeças.

E não é que ela tinha razão?

A receita pede um pouquinho de dedicação. Basicamente, "exige" que você tenha uns minutinhos num dia e mais alguns minutinhos 24 horas depois, para finalizar o preparo. E só.

O resultado vale muito a pena!

Toda vez que abro minha geladeira, uma lágrima de emoção corre pelo meu rosto ao ver aquele potinho lindo, com calda vermelha, me pedindo colo.

Espero que se animem a preparar, vocês também, sua própria geleia. Não precisa ser todo dia, nem todo fim de semana. Pode ser um mimo eventual. Prometo que vai te fazer muito feliz!

Geleia de morango

Ingredientes
1 kg de morangos bem maduros
1 kg de açúcar
1 limão
4 potes de vidro, de 250 ml

Modo de preparo

Lave os morangos e corte os cabinhos. Pique os morangos em pedaços pequenos. Em uma panela grande, ponha os morangos picados e o açúcar.


Mexa bem, leve ao fogo médio e cozinhe ate o açúcar dissolver e o líquido estar claro.


Apague o fogo, acrescente o suco do limão, tampe a panela e deixe os morangos repousarem na calda 24 horas.

24 horas depois... Esterilize os potes de vidro (eu não fiz essa parte, mas a Ju fez e ficou muito feliz! Não só os potes ficam limpinhos, como também permitem criar o vácuo no vidro, conservando a geleia por mais tempo). Basta colocar os potes e as tampas em forno pré-aquecido a 110oC graus por cinco minutos. Dá também para escaldar os potes e as tampas em água fervente por oito a 10 minutos. Retire os potes da água com uma pinça de cozinha.

Em uma frigideira média, ponha três conchas dos morangos com a calda. Leve a fogo médio e deixe ferver, misturando com uma colher de pau. Após cinco ou seis minutos, a calda vai começar a engrossar e caramelizar ligeiramente. Retire então do fogo e encha imediatamente os potes. Encha cada pote até a borda, tampe e vire-o de cabeça para baixo. Isso tem que ser feito com os potes ainda quentes. Deixe os potes esfriarem de cabeça para baixo.

(Olha a cara da riqueza!)

Comentários

  1. Tá com a cara ótima!! Hmmmm!! E vc deixou 24h fora da geladeira mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Sheyloca! Deixei a mistura na panela, tampadinha, em cima do fogão!

      Excluir
  2. Ah, fofa! Vc é minha mestra em assuntos culinários, Mari. Quanta honra ser mencionada aqui, assim. Vou tomar como uma declaração de amor! rs Ó,testei o iogurte grego no final de semana e ficou divino. Reserve um pouquinho da sua geléia que, com fé, vc vai receber um potinho de iogurte ainda esta semana. É de comer virando os olhinhos. :)

    ResponderExcluir
  3. Quer dizer que funcionou a "peneira" pra drenar o iogurte? Hum! Estou curiosíssima pra ver como ficou!! Aliás, você se deu conta de que falou como a blogueira do Simplesmente? "De virar os olhinhos"! Ah, e foi uma declaração sim! Rs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas