Brusqueta desconstruída

Na hora de receber amigos em casa, sempre fico indecisa quanto ao que servir. É o mesmo dilema, over and over. Que prato é, ao mesmo tempo, prático e cheio de sabor? Lembrando que detesto gastar horas na cozinha.

Confesso que não é tarefa difícil. Hoje, na internet, é possível encontrar rapidamente dicas nesse sentido. Tem muita sugestão boa por aí. O problema é você testar a receita bem no dia do evento. E se a coisa desandar?

Por isso, acabo repetindo pratos de sucesso garantido. Até que me canso das velhas receitas e arrisco algo novo (que não pareça de execução complexa e gosto duvidoso).

Foi assim com essa brusqueta de copo. Achei maravilhosa a ideia de uma brusqueta desconstruída, desestruturada, servida em copinhos/potinhos.

A receita foi tirada do livro Panelinha, da Rita Lobo (uma das minhas chefs favoritas, ao lado de Jamie Oliver e Nigella Lawson).

O mais legal é que a receita não precisa ser seguida ao pé da letra. Ela pode servir de base para outros mil tipos de brusqueta, dos mais variados sabores, resultado das mais diferentes combinações! O legal aqui é a forma de servir! Da próxima vez, acho que já vou fazer os croutons temperados, para dar mais sabor ao conjunto da obra!


Brusqueta no copo

Ingredientes

4 fatias de pão de fôrma integral
20 azeitonas pretas sem caroço
8 raminhos de manjericão fresco
4 tomates maduros bem vermelhos
8 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Leve as fatias de pão ao congelador por 20 minutos. Semicongelado, ele não vai desmanchar na hora de cortar.

Pré-aqueça o forno a 180oC. Para fazer os croutons, corte as fatias de pão em cubos bem pequenos. Transfira os cubinhos para uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar. Chacoalhe a assadeira pelo menos uma vez, para os croutons assarem por igual.

Corte as azeitonas em tiras finas.

Sob água corrente, lave os raminhos de manjericão. Retire as folhas e descarte os caules. Calcule a quantidade de folhas para decorar os copinhos e reserve. O restante, rasgue com as mãos.

Retire a pele dos tomates. Para isso, leve uma panela com água ao fogo alto e prepare uma tigela com água e gelo. Com uma faca, corte um X na base de cada tomate. Coloque-os na panela com água, fervendo por 10 segundos. Em seguida, transfira para a tigela com água e gelo. A partir do X, retire a pele, como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente. Corte os tomates em metades e retire as sementes. Corte em cubinhos.

Numa tigela, misture os cubinhos de tomate, a azeitona, o manjericão, os croutons e regue com azeite. Prove antes de temperar com sal e pimenta.

Distribua em copinhos e decore com as folhas de manjericão reservadas.

Rende de 8 a 16 porções!

Comentários

  1. Respostas
    1. Amiga, acho que o mais legal é que a receita serviu de inspiração para pensar outras formas de fazer a famosa brusqueta! Dá para mudar os acompanhamentos conforme seu desejo (ou o que tiver na geladeira)!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas