Bolo de cenoura da Fer

2.7.13

Tem certas coisas que marcam nossa vida para sempre. No meu caso, muitas dessas coisas são comidas. Assim como a música (outra de minhas paixões), certos pratos são a cara de diferentes momentos da minha existência. Mas é claro. Tem sempre aqueles clássicos culinários que vão bem em qualquer ocasião. E o bolo de cenoura é um desses.

Ele pode ou não ter calda de chocolate (se tiver, que seja abundante). Ele pode ser assado em um tabuleiro retangular, com cara de velha guarda, ou em forminhas de cupcake, bem modernoso. Não importa a apresentação. Ele é e sempre será um clássico.

Quando penso em bolo de cenoura, imediatamente sou remetida à minha infância. Uma infância pura e agitada, repleta de amigos e atividades. Brincadeiras na escola e na rua. Pique esconde, elástico, queimada. Troca de confidências por meio de cartas criptografadas com a melhor amiga... Entre uma diversão e outra, uma, duas ou três fatias de bolo de cenoura para renovar as energias - ou simplesmente garantir um sorriso adicional naquele rosto sem as marcas do tempo.

Hoje, apesar de ser uma balzaquiana convicta, o bolo de cenoura continua fazendo parte da minha galeria de melhores memórias infantis (daquele mundo sem malícia, sempre doce). Comer bolo de cenoura é como voltar a ter tempo para jogos, não ter contas a pagar e viver numa realidade utópica de felicidade infinita. Vai ver que é por isso que eu sempre me rendo a uma fatia dessa gostosura. Melhor ainda quando preparada pela minha irmã caçula, que tira do forno sempre, sem exceção, o melhor bolo de cenoura que já comi!

Se você é como eu quando o assunto é bolo de cenoura, aqui segue a receita infalível da minha mana.

Aproveite! Não é todo dia que um pedaço de bolo nos permite reviver nossos tempos de Peter Pan!

Bolo de cenoura

Ingredientes
3 cenouras grandes
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Primeiro, rale as cenouras. No liquidificador, bata-as com o açúcar, o óleo e os ovos. Coloque a farinha e o fermento em uma tigela à parte e aí adicione o creme batido. Asse em forno médio por 40 minutos.

Cobertura (que não pode faltar!)
1 e ½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de achocolatado
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina

Junte os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo e deixar apurar por 20 minutos mais ou menos, mexendo de vez em quando.

*Desta vez, fiz sem calda, mas com gotas de chocolate (é só colocar o quanto desejar na massa)!

3 comentários:

  1. Ahhhhh, não sei o que é mais delícia: seu texto ou esse bolo, que é a CARA da nossa infância! Vamos fazer juntas no próximo findi que eu estiver aí? Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hermana, vamos fazer sim! Até porque bateu aquela vontade de comer esse bolinho novamente! Sheyloca, tô contigo e não abro!

    ResponderExcluir